quinta-feira, 11 de outubro de 2018

in: http://tag.jn.pt/escoliose-afeta-2-3-dos-jovens-sabes/


Escoliose afeta 2% a 3% dos jovens. Sabes o que é?
Escoliose é uma deformidade em rotação da coluna vertebral, ou seja, existe escoliose quando temos as costas com uma curvatura superior a 10% à postura correta.
É uma doença que afeta cerca de 2% a 3% dos adolescentes, mas há tratamento. Para que este problema não seja ignorado, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai divulgar um vídeo a explicar tudo a alunos das escolas secundárias.
“Os principais sinais de alerta são os ombros e ancas a alturas diferentes, a inclinação do corpo para um dos lados, e uma tumefação (aumento do volume) nas costas quando as crianças se dobram”, explica o ortopedista Manuel Tavares de Matos, presidente da SPPCV.
O tratamento deve ser individualizado. Os casos mais ligeiros exigem apenas uma vigilância regular até à conclusão do crescimento da coluna vertebral. Em adolescentes que ainda não terminaram o seu crescimento, o uso de um colete pode ser recomendado para impedir o agravamento da curva.
“Com este vídeo pretendemos explicar às crianças o que é a escoliose, mas também queremos alertar os professores e educadores para estarem atentos aos sinais de alerta pois estes desempenham um papel fundamental na deteção da doença”, acrescentou Manuel Tavares de Matos.

https://youtu.be/qBGegH6jaFU


Sem comentários: