sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pinta o que Lês - 9º C - PNL








Mais uma grandiosa sessão "Pinta o que Lês". Alunos empenhados, trabalhadores e criativos. Assim vale a pena!!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Comemoração do dia da Filosofia - 18 de Novembro

A Biblioteca Escolar em colaboração com o grupo disciplinar de Filosofia organizaram uma palestra, com o objectivo de comemorar o dia da Filosofia. O ilustre convidado foi o professor António Justino que deslumbrou o auditório com  a palestra "O tempo da Filosofia e a Filosofia do tempo", e a montagem audío-visual foi da responsabilidade da ilustre professora Ana Carina.







Estamos todos de parabéns!! Grande equipa!!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Jovens debatem a Educação - 17 de Novembro








Na sequência da actividade “Speakers Corner”, organizada pela BE no mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as turmas F e J, do 12º ano deliberaram promover um debate sobre a educação a algumas turmas do 10º ano. Louvemos esta iniciativa de sensibilização e participação activa e empenhada na vida da polis estudantil, da escola Secundária Dr.ª Laura Ayres.

Pinta o que lês - 8º H - PNL






A turma convidada, desta vez, foi o 8º H: exemplares na leitura, no empenho e na criatividade.
O quadro sobre " O cavaleiro da Dinamarca" começa a ganhar vida ...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pinta o que lês - 8ºF- PNL









A leitura de "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia Mello Breyner Andresen, na Biblioteca Escolar, proporcionou que a criatividade dos alunos da turma F, do 8º ano, surgisse em todo o seu esplendor! O resultado final será magnificiente...
Parabenizemos esta iniciativa e a colaboração grandiosa da professora Ana Carina.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010


“As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas."
Deixe-se abstrair!!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

0 10º E atribui os seus sorrisos, no dia de São Martinho!

O meu sorriso vai para…


“ A minha mãe. Ela é a pessoa mais importante da minha vida.”

“A Inês Carvalho, porque hoje estava de mau humor e ela fez-me sorrir.”

“ O Rui Filipe da Luz, porque o amo muito e ele faz-me feliz.”

“ Uma pessoa que eu gosto muito. Essa pessoa é uma grande amiga, e somos filhas do meu pai, o Eminem… essa amiga é a Meggy Bifulco e amamos o Asher Roth.”

“ A minha avó, porque ela merece tudo. O meu sorriso é o presente mais sincero que posso dar a uma mulher tão forte e carinhosa.”

“A Carolina Rocha, porque nunca lhe dediquei nada e hoje chegou o dia … gosto muito de ti.”

“Os meus irmãos, por serem tão fofinhos e tão traquinas.”

“O meu irmão, porque gosto muito dele. Ele é o melhor irmão do mundo.”

“ As minhas “Mádás” pelos fantásticos momentos que me proporcionaram: por tornarem as conversas mais monótonas em momentos inesquecíveis. Espero que o meu sorriso as contagie e a minha alegria por as conhecer seja recíproca.”

“ A Margarida, por estar sempre lá.”

“A Rebeca, pelas coisas fantásticas que me levou a conhecer e pela excelente pessoa que é.”

“A Alexandra Sofia, porque já a conheço há bastante tempo e nunca me desiludiu.”

“ O futsal, porque me permitiu protagonizar momentos fantásticos.”

“ O Cristiano Ronaldo, porque ele disse que queria acabar a carreira no Sporting e isto orgulha todos os portugueses. É um querido.”

“ A minha mãe, porque ela é uma mulher formidável.”

“O futebol, porque me dá coisas maravilhosas.”

“ O meu pai, porque tenho muito carinho por ele.”

“ Todos os meus amigos e para a família, porque os amo muito e estão sempre presentes, quando mais preciso deles.”

“ A minha mãe, porque é a única pessoa que consegue aturar-me. Beijinhos mãe, amo-te muito.”

“ A Filipa, a Ferreira e a Inês Francisca porque foram as que me acompanharam desde sempre, e foram as únicas que me aturaram até hoje, desde sempre.”

“ As pessoas mais incríveis que conheço: os meus pais, porque eles sem dúvida estão sempre ao meu lado quando eu preciso.”

“A todas as pessoas que já fizeram e continuam a fazer parte da minha vida porque, acho que sem elas, a minha vida não era o que é hoje. Para elas, um muito obrigado!

“A minha prima, porque é quem tem feito eu sorrir estes últimos dias.”

“ Quem mais precisa neste momento, porque as faz sentir melhor.”

“ O meu irmão, pois todos os dias me dá alegrias que o põe no centro do meu coração.”

Ao 10ºE e à professora Cristina Dias, os nossos agradecimentos pela disponibilidade e pela criatividade.

São Martinho Sorridente... a quem atribuis o teu sorriso?




No dia de São Martinho, o 10º E atribuiu o seu sorriso...à familia, aos amigos, ao futebol e à vida!!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

São Martinho Sorridente e o 10º E


  Esta imagem elucida a actividade a desenvolver no dia 11 de Novembro na Biblioteca Escolar.

  Os alunos do 10º E são os ilustres convidados e vão atribuir os seus sorrisos...

  A não perder!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A BE e a colaboração no Jornal da Escola "100 Comentários"


Bosch, As Tentações de Santo Antão

O Oitavo Pecado Capital

Na elaboração teológica da experiência antropológica, São Tomás de Aquino identifica os vícios capitais como sendo a vaidade (soberba), avareza, inveja, ira, luxúria, gula e acídia (preguiça).
Nas minhas elucubrações heurísticas e numa apologia da serenidade, acrescento mais uma: a indignação.
Oxímoro teórico, próprio de uma apostasia omnisciente, onde a única redenção possível é o esquecimento pragmático de todos os nossos pecados capitais, incluindo o do direito à indignação. No desvelamento do que somos, a aletheia transforma-se numa lotaria de conceitos e a realidade histórica e actual é uma verdadeira ignomínia aos arquétipos da nossa matriz cultural.
O meu direito à indignação remonta à ira de Aquiles, à fúria agressiva de Filotectes, às increpações invectivas de Medeia, à loucura de Ajax, ao desespero inelutável de Electra e ao sofrimento de Prometeu, entre tantas outras referências literárias. Mas estas revelam-se como sendo apenas um consolo, uma vez que na prática o direito à indignação transformou-se no último pecado capital da humanidade e como nos diz Shakespeare, em Júlio César:

“ Os covardes morrem muitas vezes antes de morrerem;

O corajoso só uma vez o sabor da morte prova.

De todos os prodígios de que já ouvi falar,

O mais estranho me parece que temam os homens;

Posto que a morte, um fim inescapável,

Virá quando tiver de vir.”

No eterno retorno ao primitivo, a única inferência possível é que somos seres que tudo conspurcamos – esta é a nossa mácula divina, indelevelmente convertida num mecanismo lúgubre e surrealista de defesa do Eu.



Inês Aguiar

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sugestões da tua Biblioteca - Isabel Allende

O facto de Mário Llosa, escritor peruano, ter ganho o prémio Nobel da literatura convida-nos a apresentar como sugestão da Biblioteca no mês de Novembro, mais uma escritora da América do Sul, continente de referência de lutas por causas da "Esquerda".

Biografia

                                                       
Isabel Allende Llona nasceu em Lima. É jornalista e escritora chilena (apesar de ter nascido em Lima, sua família logo voltou para o Chile, sua terra natal). Filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende e de Francisca Llona. Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973). Escreveu A Casa dos Espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra é filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep.


“Minha mãe era uma pessoa silenciosa, capaz de dissimular-se entre os móveis, de perder-se no desenho do tapete, de não fazer o menor ruído, como se não existisse; contudo na intimidade do quarto que dividíamos, ela se transformava. Começava a falar do passado ou a narrar suas histórias, e então o aposento se enchia de luz, desapareciam as paredes, dando lugar a incríveis paisagens, palácios abarrotados de objetos nunca vistos, países longínquos inventados por ela ou tirados da biblioteca do patrão; colocava a meus pés todos os tesouros do Oriente, a lua e mais ainda, reduzia-me ao tamanho de uma formiga, para eu sentir o universo a partir da minha pequenez, punha-me asas para vê-lo a partir do firmamento, dava-me uma cauda de peixe para conhecer o fundo do mar."   (Isabel Allende, Eva Luna, 1987)


Vem ao encontro desta escritora na tua Biblioteca: “ Eva Luna”, “De Amor e de Sombra”, “Paula”, “A Casa dos Espíritos”, “A Cidade dos Deuses Selvagens” e “ Retrato a Sépia”

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Amizade sabe...

As palavras da comunidade educativa da ESLA

A Amizade sabe:


A nada.

Morangos.

Doçura partilhada.

Lealdade.

A um ombro para chorar nos maus momentos.

Amor.

Cativar com alma e verdade.

A Amizade é para sempre. (Professora Carla Lopes)

Compreensão ilimitada.

Melhora a minha disposição.

Promete irmão para toda a vida.

É um esforço mágico e saboroso, que movimenta todos os corações.

Fidelidade.

Ao "Principezinho” de Antoine de Saint Exupery

A Amizade é dar uma “trinca”, saborear… Depois mais uma e mais outra. Sabe cada vez melhor! (Professora Graça Cardoso)

Eleja a melhor e deixe o seu comentário!!!

Cinema na Biblioteca Escolar - 3 de Novembro - 14.30H

Não perca a estreia do filme "Crepúsculo", no âmbito deste novo Projecto a decorrer quinzenalmente, às quartas-feiras, das 14.30 h às 17.00 h, neste centro de recursos. Este projecto chama-se “Cinema na BE” e tem como objectivo estimular nos alunos o prazer pela Sétima Arte, o cinema.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Biblioteca Escolar Virtual ... ou talvez não!!!


Magnífico este trabalho do professor Pedro Afonso… Viagem virtual pela Biblioteca Escolar e pelas suas actividades, numa experiência estética a atingir a metafísica … atrevam-se a clicar!

Face Painting ... mais uma vez!







A todos os colaboradores, a BE agradece pela participação activa e ...empenhada!

Face Painting na Biblioteca Escolar








O antes e o depois do Face Painting na BE. Verdadeiras Impressões criadas artisticamente pela professora Ana Carina... Vale a pena!!!!