terça-feira, 28 de abril de 2009

Experiment'art anima a ESLA

Esteve na nossa escola o Grupo Experiment'arte com uma actividade intitulada "Palavras Interditas", para assinalar não só o dia Mundial do Livro (23 de Abril) mas também o dia 25 de Abril. Este grupo tem um projecto profissional na area da animação e promoção da leitura e do livro. Conjugam leitura em voz alta, encenação e música.



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Biblioteca Digital Mundial da Unesco

Se o leitor for à Internet ao sítio www.wdl.org, tem, desde hoje, acesso gratuito à Biblioteca Digital Mundial (BDM), um novo programa de informação e divulgação cultural que acaba de ser posto em linha numa iniciativa conjunta da UNESCO, da Biblioteca do Congresso Americano e da Biblioteca de Alexandria.

O principal responsável por este projecto é James H. Billington, director da Biblioteca do Congresso Americano e ex-professor de História em Harvard. Foi ele que, em 2005, o propôs à UNESCO, assegurando que o espírito da nova biblioteca digital universal não seria “competir” mas complementar dois outros programas congéneres já existentes: o Google Book Search, também lançado em 2005 e que actualmente tem sete milhões de obras acessíveis ao publico; e a Europeana, uma biblioteca criada em Novembro do ano passado, que conheceu também um êxito inesperado e já disponibiliza 4,6 milhões de documentos – esperando chegar aos 10 milhões até 2010.

Desta forma tem acesso a um conjunto de documentos que dificilmente poderia aceder. Mais um exemplo da ajuda que a internet presta na democratização do acesso à informação.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Semana da Leitura na ESLA

Decorreu de 2 a 6 de Março, a nível nacional, a Semana da Leitura.
A nossa escola juntou-se à iniciativa, tendo as estagiárias de Acção Social, que estão na Biblioteca, dinamizado algumas actividades:

Para mim um livro é …. – Concurso lançado para premiar quem melhor definisse um livro.
Depois de analisadas todas as frases dos muitos participantes foram seleccionadas as três melhores a cujos autores foram atribuídos prémios.
1º prémio – Ana Sofia Tomé – 11º ano – 1 livro “Poesia de Fernando Pessoa para todos”, oferta da Livraria ABC de Quarteira.


A frase vencedora é a seguinte:

“Para mim um livro é um conselheiro justo e imparcial, um amigo que nunca me abandona, não trai, não engana, apenas pede atenção.”

2º prémio – Nicole Pereira – 7º ano – 1 livro de Banda Desenhada 3º prémio – Denis Sirbu – 12º ano – 1 jogo do Sudoku, oferta da CML


Decorreu na escola no dia 5 de Março de 09, a actividade da biblioteca aberta organizado pelas alunas estagiarias do curso tecnológico de acção social e com a parceria da biblioteca de Loulé, os alunos estagiários, e da Dr.ª Ana Paula também da Biblioteca de Loulé Contadora de historias.

Esteve presente neste dia as seguintes actividades: Hora do Conto, Requisições ao ar livre, e Feira do livro.
Os estagiários da biblioteca de Loulé realizaram uma dinâmica com os jovens que estiveram presentes na Hora do Conto.

Aqui estão alguns momentos dessa tarde bem passada.

Hora do conto:



Dinâmica realizada pelos estagiários da Biblioteca de Loulé:
Requisição de Livros ao ar livre:


Feira do Livro:

Autor do mês de Março

Dan Brown nasceu em Exeter, uma cidade do estado do New Hampshire nos E.U.A.. O seu maior sucesso foi o polémico best-seller, O código de Da Vinci. É um dos escritores mais famosos do globo actualmente, estando os seus livros traduzidos em diversas línguas. Algumas das suas obras mais conhecidas são: Fortaleza Digital - 1998, Anjos e Demónios - 2000, A Conspiração - 2001 e O Código Da Vinci em 2003.

Na nossa biblioteca pode requisitar este autor e passar a ser mais um fã deste autor.