terça-feira, 31 de maio de 2011

"Pinta o que lês" - PNL - 8º F





Estes são apenas os esboços para o que posteriormente poderão apreciar na tela final. Mas tal como podem constatar os alunos estão muito empenhados em aplicar os seus conhecimentos artísticos e darem o seu melhor!

Érica Silva e Nicole Silvestre - Filosofia para Crianças







A qualidade artística das alunas Érica Silva e Nicole Silvestre é de tal forma grandiosa que o trabalho das mesmas fala por si...

Palavras com sabor - Harmonia no mês de maio

As palavras da comunidade escolar:

"Equilíbrio".

"Primavera".

"Natureza".

"Animais, muitos".

"Felicidade".

"Estabilidade".

"Partilha".

"A morangos, tudo o que é bom sabe sempre a morangos ou a cerejas".

Gosto dos venenos mais lentos,


das bebidas mais amargas,
das drogas mais poderosas,
das idéias mais insanas,

dos pensamentos mais complexos,

dos sentimentos mais fortes…

tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.

Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:

- E daí? Eu adoro voar!
Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre.

Não me mostrem o que esperam de mim, por que vou seguir meu coração.

Não me façam ser quem não sou.

Não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente.

Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira.

Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra sempre.

Clarice Lispector

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ATELIERS DE FILOSOFIA para CRIANÇAS – Inquérito de Satisfação

Eis os resultados dos Ateliers de Filosofia para Crianças, ao longo deste ano lectivo, na opinião dos professores do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres que acompanharam o processo:

«...
b) Entende como desejável a Filosofia com Crianças de uma forma regular?


Sim X Não___

Porquê?

Sim, porque dessa forma as crianças teriam oportunidade de “praticar” o seu raciocínio com mais frequência, de forma orientada, tendo a possibilidade de ter contacto com professoras formadas na área da filosofia.

c) Escolha um conceito que caracterize estes ateliers.

Divertidos / Práticos / Úteis / Enriquecedores / Diferentes

d) Outras Observações que deseje deixar-nos:

Deixo o agradecimento por terem proporcionado aos meus alunos esta experiência diferente e enriquecedora, doutra forma tal não aconteceria. Apesar de trabalharmos o pensamento, na sala de aula não o faria nestes moldes porque estou condicionada por um programa a cumprir, restando pouco tempo para este tipo de actividades, por outro lado não tenho formação nesta área. Como os ateliers são marcadas por vós encontrei sempre disponibilidade e muita vontade para participar neles. Desejo que outros alunos também tenham esta oportunidade.

Muito obrigada.»

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Trabalhar os Opostos - Ateliê de Filosofia para Crianças


As sessões de Filosofia para Crianças fecharam o seu ciclo neste ano lectivo trabalhando a ideia de oposição com a turma A do 4º ano da EB nº 2 de Quarteira.
O acaso do sorteio proporcionou pares como Gigante - Anão; Grande - Pequeno; Jogos Violentos - Jogos de Paz; Magia -Verdade... e o acaso da sessão proporcionou a beleza do inusitado: Beliscão - Abraço!

Como sempre, esta Comunidade de Investigação mostrou-se aguçada e rigorosa na definição e relação de ideias! Parabéns!



sexta-feira, 20 de maio de 2011

O teatro e o grupo disciplinar de Inglês



No dia 27/05 /2011 vai realizar-se uma ida ao Teatro para assistir à peça Clever Classics, levada a cena pela Companhia de Teatro Inglesa Clever Pants. O local do espectáculo será no Salão do Lar da 3ª Idade de Quarteira.

Objectivos:

- Motivar para a aprendizagem da língua inglesa;

-Interagir com nativos da língua inglesa;

- Promover o gosto pelo teatro;

- Sensibilizar para temáticas relacionadas com a educação sexual e para a saúde.

A não perder!!!!!

A BE e a colaboração no jornal "A Voz de Quarteira"


A BE da ESLA centro de recursos inspirador… quase um arremesso metafísico!

Ao longo do ano letivo foram múltiplos os projetos e atividades desenvolvidos por este centro de recursos, considerado o coração desta comunidade educativa, apesar da lamentável falta de uma assistente técnica ou operacional. Nesse sentido todo o trabalho desenvolvido perpassou por uma equipa extraordinária e por um conjunto de professores colaboradores, entre eles a diretora do agrupamento, que permitiu a consecução profícua de um plano de atividades e respetivos objetivos inerentes ao mesmo:

- Comemoração do mês internacional das bibliotecas;

- Participação nos concursos nacional de leitura e concelhio de leitura;

- Presença no parlamento dos jovens e o desenvolvimento de atividades promotoras da participação cívica e política;

- Promoção da multiculturalidade chinesa e moldava, através do desenvolvimento de palestras proferidas por alunos dessas comunidades;

- Apelo à palavra dita e escrita na forma de um projeto onde o sabor das palavras se fez sentir;

- Desenvolvimento de projetos considerados como sendo boas práticas: «Ateliê filosofia para crianças» e «Pinta o que lês»;

- Divulgação da leitura e do livro de forma intensiva na semana da leitura;

- Exposição de trabalhos de vários grupos disciplinares e de alunos, destacando-se a exposição de manga chinesa e japonesa pela aluna Meitzi.

Pelo exposto podemos dizer que a BE está mais uma vez em todo lado e neste mês de maio não vai ser a exceção. São muitas as atividades a desenvolver, quase como se estivéssemos a desbravar os caminhos primaveris. Assim sendo, nos dias 3, 4 e 6 de Maio a BE continuará a desenvolver o fabuloso projeto «Pinta o que lês» para os alunos do 8º ano. A leitura expressiva em voz alta desperta a criatividade e a imaginação cénica, transportados para quadros onde a imagem simbólica se entrecruza com a literatura. O dinamismo, o empenho e a criatividade permitem que este seja um dos projetos a incluir nas boas práticas da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, graças também à colaboração empenhadíssima das professoras Ana Carina e Maria Mestre.

O ateliê «Filosofia para crianças» continua a permitir viagens pelo mundo do pensamento e da desconstrução significativa dos conceitos e dos termos. Nos dias 4 e 11 de Maio realizar-se-ão mais duas sessões, respetivamente na escola EB 2,3 e na escola EBI/ Jardim de Infância da Abelheira. Elogia-se o empenho da dinamizadora, professora Laurinda Silva e a disponibilidade dos professores: Fátima Lopes e Ricardo Gouveia, assim como do professor bibliotecário Adriano Aires. É claro que não podemos esquecer os ilustres participantes nas atividades propostas, todos os alunos do terceiro A e quarto A das escolas acima referidas, sempre com um largo sorriso para dar início aos criativos trabalhos. A atividade «Filosofia para crianças» está achegar ao fim, neste fantástico ano letivo, onde educar foi libertador e a ingenuidade infantil se construiu com delicados sorrisos e muita curiosidade.

Neste dia 4 de Maio a turma de 3º A, da Escola da Abelheira, a cargo do professor Ricardo Gouveia, chegou com brilho no olhar e muita vontade.

A professora Laurinda Silva apresentou a temática da sessão: «História do Anel de Giges». Contou que o pastor Giges encontrou um anel, cravejado numa estatueta, que quando era rodado, permitia a invisibilidade do seu portador. De seguida, propôs aos alunos que um a um colocassem o anel e dissessem o que fariam, se ficassem invisíveis. Cada um expôs a sua ideia, a criatividade atingiu o seu auge e a boa disposição crescia. Todos consideraram a invisibilidade uma mais-valia, porque potenciava as atitudes mais libertadoras e menos condenáveis.

Filosofar com crianças é uma maravilha!

No próximo anos estaremos de volta!

No dia 9 de Maio o auditório da escola será visitado pela companhia de teatro: Te-Atrito, que levará à cena a peça «O Bobo e o Rei», cuja sinopse é a seguinte: « Quem foi el-Rei Pingau? Que razões o levaram a renunciar ao trono? Como reagiram a corte e o povo? Ido el-Rei, a coroa ficou sem apoio para a cabeça? É verdade que o Poder pode ter várias caras, ou várias máscaras,e com todas elas parecer sempre o mesmo e sem mudança? Aqui estão as perguntas a que “O Bobo e o Rei”sabe responder. Mas atenção, porque das respostas que se ouvirem nascerão novas perguntas…». A peça terá a duração de trinta minutos e contará com a participação de três atores, seguida de um pequeno debate sobre o teatro e a temática da peça. Patrocinado pela DREAlg, este espetáculo deslumbrou um auditório rendido à performance artística dos atores que constituem a Companhia Te-Atrito. As turmas E e F do 8º ano, assim como a turma CEF4 assistiram à peça O Bobo e o Rei e, entre momentos de riso e silêncio, captaram que o poder tem várias máscaras, pelas diversas personagens caricaturadas. No final desta representação, os atores despiram-se dos seus papéis e dialogaram com os alunos de forma profícua. Parabenizemos os atores e o auditório que esteve à altura de tão dignificante espetáculo!!

No dia 13 de Maio, o aluno Ion Raileanu deslumbrou a turma de 11º A ao apresentar de forma vivíssima as tradições do seu país (Moldávia). Quem deslumbrou também visualmente, enquanto repórteres de imagem, foram as alunas Erika Silva e Nicole Silvestre.

Três dias mais tarde, no âmbito de um trabalho realizado na Prova de Aptidão Profissional, inserido no projeto Escola Activa, do curso profissional de Salvamento em Meio Aquático, os alunos do 4º ano deste agrupamento empenharam-se no desafio lançado: produção de uma mensagem alusiva à consciência ecológica. O resultado foi de tal modo brilhante que o digníssimo júri sentiu dificuldades na atribuição do 1º lugar, acabando por selecionar duas t-shirts!!!!

«A ciência à procura de Deus» será uma das palestras mais aguardadas pela comunidade educativa. O palestrante será o professor Vítor Coelho que abordará a sua tese de mestrado publicada em livro e agora discutida para um auditório privilegiado. A discussão será precedida por uma breve apresentação a cargo do professor António Justino.

O mês de Maio chegará de forma saborosa ao seu epílogo com a atividade «Palavras com Sabor», dedicado à harmonia e porque será? Esta atividade entabulou-se ao longo de todo o ano letivo. Todos os meses um sentimento com sabor foi partilhado pela comunidade educativa, tendo por palco especial a BE e a orientação da professora Cristina Dias.

Finalizamos este mês com uma exposição, onde a intensidade do traço e a perfeição técnica do desenho levam-nos para o imaginário da fantasia japonesa e chinesa.



Cristina Dias/Inês Aguiar

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Palavras com Sabor



Todos os meses um sentimento com sabor foi partilhado pela comunidade educativa, tendo por palco especial a BE e a orientação da professora Cristina Dias.

Apresentação do livro do professor Vitor Coelho










«A ciência à procura de Deus» foi uma das palestras mais aguardadas pela comunidade educativa. O palestrante foi o professor Vítor Coelho que abordou a sua tese de mestrado publicada em livro e agora discutida para um auditório privilegiado. A discussão foi precedida por uma breve apresentação a cargo do professor António Justino. Tal como refere o professor Vitor "A Ciência não pode mais estar separada dos outros saberes, por isso é urgente que a ciência esteja à procura de Deus ....". Verdadeiramente dignificante!

Os Lusíadas das Profissões - Área Projecto 12º C






No âmbito das actividades de divulgação do agrupamento à Comunidade - "Espreitar a Escola" - o 12º C elaborou um livro de profissões... Simplesmente fenomenal, o mesmo fará parte do espólio da BE.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Multiculturalismo chinês e moldavo



Promoção da multiculturalidade chinesa e moldava na BE, através do desenvolvimento de palestra proferidas pelos alunos da nossa comunidade educativa, sobre as suas tradições.

Érica Silva e Nicole Silvestre
















Magnificiência artística ... vale a pena refletir!!!!!