quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

200 Anos do Nascimento de Charles Darwin


Charles Darwin, naturalista inglês, nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury. Com dezesseis anos, Darwin deixou Sherewsbury para estudar medicina na Universidade de Edinburgh. Repelido pelas práticas cirúrgicas sem anestesia (ainda desconhecida na época), Darwin parte para a Universidade de Cambridge, com o objetivo (imposto pelo seu pai) de tornar-se clérigo da Igreja da Inglaterra. A vida religiosa não lhe agrada e em 31 de dezembro de 1831 ele aceita o convite para tornar-se membro de uma expedição científica a bordo do navio Beagle.



Assim, Darwin passa cinco anos (1831 a 1836) navegando pela costa do Pacífico e pela América do sul. Durante este período, o Beagle aportou em quase todos os continentes e ilhas maiores à medida que contornava o mundo. Darwin fora chamado para exercer as funções de geólogo, botânico, zoologista e homem de ciência, a bordo Darwin iniciou um caderno de notas sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, dando assim os primeiros passos para a Origem das Espécies. A obra foi publicada em 1859, gerando grande controvérsia – como seria de esperar. Após a publicação de sua obra mais famosa, Darwin continua a escrever e publicar trabalhos na área da Biologia por toda a sua vida. Ele passa a viver, com sua esposa e filhos, em Downe, um vilarejo a 50 milhas de Londres. Sofre de síndrome do pânico e mal-de-Chagas, o último adquirido durante a sua viagem pela América do Sul. A morte chega em 19 de abril de 1882. Charles Darwin é sepultado na Abadia de Westminster. (adaptado de http://www.pensador.info/autor/Charles_Darwin/biografia/)

Para comemorar os 200 anos do nascimento de Darwin, a Fundação Gulbenkian em colaboração com o Museu de História Natural de Nova Iorque, tem patente uma exposição a partir de hoje. Mais informações em:
http://www.gulbenkian.pt/darwin/home.html

Na nossa biblioteca também pode encontrar um livro sobre Darwin.

Dos autores Jonathan Miller e Borin Von Loon da Editora Dom Quixote.

A etiqueta deste livro tem uma cor amarela, com as seguintes indicações:
57 (corresponde à Biologia)
MIL (corresponde às 3 primeiras letras do primeiro autor)



Sem comentários: