sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mais evidências fotográficas do Dia de África!




Comemoração do Dia de África na nossa escola


No dia 25 de Maio comemora-se o Dia de África. Devido à importância deste dia no panorama nacional/internacional, e já que a nossa escola tem uma grande comunidade de alunos oriundos dos PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), resolvemos não deixar este dia passar em claro.
Na biblioteca da escola deu para sentir o cheirinho a África através de uma exposição com artesanato e vestuário africano. A comunidade escolar pôde apreciar peças de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Algumas turmas da escola foram ao auditório da escola assistir a uma palestra intitulada “ O ser africano e os Afro-europeus – que futuro lá e cá?” promovida pelo engenheiro e empresário de construção civil, Mamadú Bobo Baldé, oriundo da Guiné-Bissau. A música também esteve presente através dos ritmos do kuduro e da semba. E como estes ritmos convidam ao movimento, o grupo de dança “Kwanza” maravilhou-nos com uma actuação de tirar o fôlego…. Os “Kwanza” são um grupo de dança composto por 20 elementos angolanos e cabo-verdianos com idades compreendidas entre os 8 e os 25 anos.
Para terminar a manhã, os sabores de Angola vieram até nós e deliciámo-nos com uma “Moamba” confeccionada por alguns elementos da nossa comunidade escolar.
E foi através desta partilha multicultural que trouxemos um pouco de África até nós…

África…
África minha e tua…
África dos meus amores…
África de cheiros e sabores…
África de ritmos e calores…
África de cores de terra e café…
África é não parar de mexer o pé…

Cidália Mendes

Sem comentários: