quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Artigo sobre a BE in A Voz de Quarteira

Bora lá… BE!

Pela primeira vez, realizou-se na Escola Secundária Dra. Laura Ayres o Concurso Nacional de Leitura, no dia 7 de Janeiro. Participaram alunas do Ensino Secundário, ficando apuradas duas alunas do décimo ano: Ana Sofia Rocheta, do décimo D e Débora Cabo, do décimo E, passando as mesmas à Fase Distrital. A concretização deste concurso deve-se ao empenho das professoras Cristina Dias e Inês Aguiar.

No dia 19 de Janeiro deu-se continuidade ao «Ateliê de Filosofia para Crianças», incluído nas boas práticas da BE, do ano transato. A turma escolhida foi do 1º Ciclo: Turma C de 3º Ano, orientada pelo professor Ricardo Gouveia, da Escola EB1/ JI da Abelheira. A atividade desenvolveu-se na biblioteca da escola, coordenada pelo Professor Bibliotecário Adriano Aires e foi dinamizada pela professora Laurinda Silva, contando ainda com a repórter fotográfica Ana Carina e a jornalista Cristina Dias. «As crianças são pontos de interrogação e os adolescentes são frases feitas». Esta prerrogativa evidenciou-se no decurso deste ateliê. Às perguntas filosóficas colocadas, as crianças deslumbraram-nos com as suas respostas espontâneas. Por exemplo quando se questionou: «O que é Filosofia?», as mesmas deram, entre outras, as seguintes respostas: «Coisa sobre a vida» e «Teatro de Fantoches». A professora Laurinda foi recetiva às respostas apresentadas e salientou que «A filosofia é a maneira que nós arranjamos de trabalhar o músculo do pensamento. Quanto mais pensarmos mais o exercitamos.» Estava lançado o mote para o desenvolvimento da atividade: «Pizza da Sociedade». Pretendia-se que cada aluno pensasse e preenchesse numa folha de papel, com a configuração de uma fatia de pizza, quais seriam os ingredientes para confeccionar a sociedade ideal. Os alunos tiveram muitas ideias e entre desenhos e palavras a saborosa pizza ficou pronta a ser servida. Entre tímidos e espevitados os meninos mostraram que estavam despertos para a novidade - o ateliê foi um sucesso!

Não é à toa que dizemos «bora lá… BE» e no dia 20 de Janeiro realizou-se a sessão escolar do Parlamento dos Jovens, cujos objetivos foram os seguintes: Aprovar o Projeto de Recomendação; Eleger os deputados à Sessão Distrital/ Regional e o respetivo candidato à Mesa daquela Sessão. A organização desta Sessão é da inteira responsabilidade dos alunos eleitos para o Projeto.

No dia 24 de Janeiro a turma A de 11º Ano participou na atividade: «Speaker’s Corner», subordinada ao tema: «Esperança e participação cívica na Polis portuguesa». Aos poucos a BE está a conquistar os jovens para a participação ativa e responsável na sociedade.

Para concluir as atividades do mês de Janeiro, nos dias 25, 26 e 28 do respetivo mês, continuar-se-á a desenvolver o estrondoso projeto «Pinta o que lês». A obra selecionada para o efeito foi: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá- uma história de amor, de Jorge Amado, para as turmas E. F e H do 8º Ano, com a colaboração magnífica das professoras Ana Carina, Maria Mestre e Sónia Santos.

Descubram o que a BE da ESLA nos reserva para o mês de Fevereiro.


Professora Cristina Dias

O jornal A Voz de Quarteira publicou, mais uma vez, o artigo da BE da ESLA, alusivo às actividades do mês de janeiro  deste centro de recursos!!!

Sem comentários: