terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ação de Formação INE/RBE 20011-2012

Título: A Literacia Estatística na Aprendizagem do Currículo


Apresentação

A Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística, no sentido de dar continuidade à formação realizada junto dos Professores Bibliotecários, planearam um conjunto de novas ações dirigidas para professores de diferentes áreas curriculares, com o objetivo de promover a literacia estatística na aprendizagem do currículo.

Tendo como polos dinamizadores as Bibliotecas Escolares, o INE disponibiliza um conjunto de técnicos para realizar a referida formação junto das escolas. As escolas interessadas devem constituir um grupo de professores (cerca de 15 professores), e informar o respetivo Professor Bibliotecário que encaminhará o interesse manifestado para o Coordenador Interconcelhio, responsável pela inscrição da escola, através do preenchimento de um formulário próprio disponibilizado pela RBE (um formulário por ação de formação).

Tal como o modelo anterior, cada sessão terá a duração de 3 horas, podendo ser realizada em três momentos, segundo a disponibilidade da escola:

1. Durante a manhã (das 9:30 às 12:30 horas);

2. Durante a tarde (das 14:30 às 17:30 horas);

3. Em horário pós-laboral (a partir das 17 horas)

Os horários estabelecidos poderão ser ligeiramente adaptados às necessidades concretas de cada grupo/escola.

A primeira fase, deste novo ciclo de formação, será dirigida a professores de diferentes áreas curriculares, interessados em desenvolver a literacia estatística em contexto curricular.

Espera-se que, na colaboração com a biblioteca escolar, sejam desenvolvidas atividades/projetos que tornem visível o desenvolvimento daquelas competências. A Biblioteca Escolar, ao constituir-se como polo dinamizador das referidas atividades/projetos, procederá à sua divulgação junto dos Coordenadores Interconcelhios, que farão a sua difusão junto da Rede de Bibliotecas Escolares e do INE.

Após a receção das propostas de inscrição, o Gabinete da RBE marcará as ações de formação em colaboração com os Coordenadores Interconcelhios, dando conhecimento da calendarização aos interessados.

Sem comentários: