segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A BE e a colaboração no jornal "100 Comentários"

Choi Xooang


Ano hebdomático metafísico


A húbris hebetística contemporânea amodorra-nos em utopias misantrópicas e nostalgicamente a nossa natureza metamorfoseia-se em sadismos funestos, face ao impasse hílare do cumprimento superegóico de leis impostas e que caraterizam a vanguarda de uma subversão epifenoménica.

As dissonâncias cognitivas proliferam e a logorreia, tão própria das elites pseudo-intelectuais, justificam a conversão da tragédia em atos de culpabilização e humilhação.

Do nosso promontório, os truísmos estrénuos e o nosso livre-arbítrio funcionam como um gesto espúrio de consentimento e opressão do outro, neurasténicos hebefrénicos que enlevam a prosternação eternizada no sofrimento heterónomo e próprio do nosso narcisismo patológico e paranóico.

Estão assim criadas as condições de uma nova religião salvadora de todos os nossos pecados, incluindo o pecado original: a “Pedo-Obsessão”, ou seja, um messianismo sem messias, tuguricamente convertido num autocratismo sublimado na descendência autorizada da sociopatia e eugenia dos progenitores.

Já não precisamos de Midas, nem de anacoretas, nesta nova religião mitológica – a nova Gaia -, o ser omnipotente que somos não resulta da união de três pessoas em uma única divindade, mas de duas – uma mente doentia e um espírito do mal.

Neste período hebdómado, a efígie hipertímica e voluptuosa que agora somos, só não consegue resolver o paradoxo da eleição forçada e dilacerante, tão próprio do nosso pariato: a escolha entre o cavalo de D. Quixote ou o burro de Sancho Pança.

Inês Aguiar

Sem comentários: