segunda-feira, 11 de março de 2013

Parlamento dos Jovens visto por dentro - Joana Silva

"Ao participar pela primeira vez em tal iniciativa, senti-me assustada, nervosa e ansiosa, sem saber muito bem o que esperar, nem exactamente como me comportar. A pressão era muita, o projecto era demasiado bom para não ser defendido justamente e não queria de maneira alguma desiludir quem em mim depositou tal confiança.


No decorrer da sessão, deparei-me com um leque de jovens bem parecidos, uns com projectos ambiciosos e utópicos, outros com projectos mais realistas e pragmáticos, mas na generalidade, a meu ver, todos com capacidade de defender as suas convicções e provar porque tinham sido escolhidos para representar as suas escolas em tal projecto.

Num ponto de vista mais pessoal, após toda a actividade, fiquei com a ideia que aquilo que se tinha passado naquele auditório era uma amostra do estado do país e do que decorria na Assembleia. Pessoas movidas pela sede do poder e interesses particulares sobrepuseram-se a pessoas justas e coerentes. Tal como repeti várias vezes durante esse dia, enquanto não se mudar o que está por baixo, não se conseguirá mudar o que está em cima, como metáfora para alertar à consciência dos que me ouvem. Embora o projecto escolhido, mesmo após as alterações, não fosse, de longe, o melhor, fiquei satisfeita por saber que os deputados a o irem defender eram portadores de um grande conhecimento e capacidade argumentativa."


Joana da Silva

Obrigada Joana pela tua partilha argumentativa...

Sem comentários: