terça-feira, 5 de março de 2013

Reflexão crítica do programa Parlamento dos Jovens - Patrícia Soares

Uma experiência surpreendente

"As espetativas ao participar pela primeira vez no Parlamento dos Jovens eram grandiosas, capazes, até, de suscitar alguma ansiedade e nervosismo. Contudo, mal eu sabia no quão reveladora e ensinadora se traduziria esta experiência.

Na minha inocência não fui convicta numa vitória clara, mas julguei apenas que aqueles que melhor se defendessem e melhor expusessem os seus argumentos, pudessem ser os justos vencedores. Porém, perante um conjunto de jovens de ideias convictas e utópicas, perante jovens com a excelente capacidade de defenderem os seus interesses, aquilo que todos defendemos na teoria, não foi, uma vez mais, aplicado na prática. De certo modo, todos criticamos aqueles que tendo a capacidade e a oportunidade de zelar pelo bem comum e exercer dignamente o ato da democracia, não o fazem em prole dos interesses individuais. No entanto, quando o ato de votar é exercido, o valor de justiça e clareza são abandonados e substituídos.

Perante um grupo de jovens bem parecidos e com olhares honestos, esperançava eu, nos meus pensamentos, um dia bem passado, recheado de partilha de conhecimentos. No entanto, considero que não temos capacidades suficientes para defendermos daquilo que desejamos, pois em determinados assuntos, não possuímos faculdades adquiridas, que nos permitam afirmar e defender o nosso ponto de vista, uma vez que enfrentamos uma escolaridade objetiva e teórica que se preocupa muito pouco com o conhecimento geral e com a realidade que enfrentamos. Não quero com as minhas palavras, transparecer desinteresse ou desilusão em participar neste projeto. Muito pelo contrário: Encontro-me repleta de ideias e vontade de mudar as mentalidades atuais. Efetivamente, aprendi o verdadeiro valor da hipocrisia, pois crente de que todos, tal como eu, ao avaliarem as propostas, fossem capazes de deliberar e chegar a um consenso, acabam por exercer o ato da democracia não com o intuito de alcançarem o que é melhor para todos, mas apenas baseados nas convicções pessoais.



Em suma, a experiência foi ao mesmo tempo controversa e positiva: Para além de me incutir o desejo de revolta e apelo àqueles que não conseguem distinguir a verdade dos seus proveitos, despertou em mim um enorme interesse em partilhar o meu ponto de vista e encontrar cada vez mais jovens que, tal como eu, se regem pela justiça, tendo a plena convicção de que no ramo da política é de todo um objetivo árduo e longínquo de alcançar. Da minha parte, deixo aqui o compromisso de que no próximo ano estarei novamente em Faro a defender as minhas ideias e a lutar pelo melhor projeto, pois embora saiba que as mentalidades não irão certamente alterar-se, posso ficar consciente de que fiz de tudo para demostrar que alguém pensa de modo diferente."
Patrícia Soares


Obrigada, mais uma vez, pela tua partilha e cidadania ativa!!!!

Sem comentários: