terça-feira, 3 de dezembro de 2013



                                            Projecto “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA)



Parte inferior do formulário
Sexta-feira, dia 25 de Outubro, teve lugar no Goethe-Institut a cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA).

O protocolo foi assinado pelo Goethe-Institut Portugal, pela Direção-Geral de Educaçao, pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Portugal Continental, pela Associação Portuguesa de Professores de Alemão e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. 

O projecto “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA) conta com o alto-patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e tem como objectivo fomentar o interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e da cultura alemãs, bem como promover e divulgar boas práticas na área do ensino do “Alemão como Língua Estrangeira”. Criado em 2008 com a participação de sete estabelecimentos de ensino escolar, o projecto PEPA integra presentemente um total de 32 escolas e conta, desde 2013, com a colaboração da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, permitindo assim a inclusão da língua alemã na rede de cursos vocacionais e profissionais. 

O Goethe-Institut Portugal, juntamente com as entidades signatárias do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico da iniciativa PEPA e desenvolve actividades múltiplas extracurriculares, tais como a formação contínua de professores, o jornal escolar “Digitale Klicke” ou o festival de teatro escolar “Alemão em Cena”, bem como o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha.

O Goethe-Institut, juntamente com as entidades subscritoras do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico do projecto e desenvolve actividades múltiplas, visando contribuir para o aperfeiçoamento das competências linguísticas, pessoais, sociais e interculturais dos professores e alunos.
Para além do apoio em termos de apetrechamento dos centros de recursos com materiais pedagógicos e didácticos, os professores e os alunos beneficiam de oportunidades de formação contínua e de uma vasta gama de ofertas extracurriculares ligadas à cultura alemã, incluindo também o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha.

O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker. 

No âmbito deste projeto foi atribuída uma bolsa de estudo ao melhor aluno de alemão;  prémios para os melhores alunos; oportunidade de visitas de estudo com tudo pago – a um concerto de uma banda alemã  de pop-rock “FOTOS” em Albufeira, à mostra de teatro em alemão “Alemão em Cena” em Almada; realização exames de certificação de conhecimentos de alemão no final de cada ano letivo aplicados por professores do Goethe Institut que para esse efeito se deslocam à escola; aulas aos nossos alunos por professores do Goethe Institut;  o  1º Encontro APPA/GI , acção de formação para professores de Alemão que se realizou na ESLA; o workshop de música “Sag’s auf Deutsch”;  oferta de exposições  - “Queda do Muro de Berlim” e “Mundo das Fadas” dos irmãos Grimm – entre muitos outros materiais didáticos oferecidos à escola e aos alunos. Também no âmbito deste projeto foi leccionada uma aula extracurricular semanal de alemão a alunos do 6º ano e um Curso Livre de Alemão – Deutsch, warum nicht? – aberto a toda a comunidade escolar. Para este ano letivo estão previstas a atribuição de bolsas de estudo para alunos do curso Vocacional e para professores de alemão. Está também a ser planificada a participação dos alunos de 11º ano de alemão na atividade “Alemão em Cena”, a exposição “Märchenwelt” – Mundo de Fadas – nas escolas do Agrupamento, entre outros projetos.



 

Sem comentários: