quarta-feira, 30 de abril de 2014

121 mil alunos realizam hoje teste diagnóstico de inglês

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
121 mil alunos realizam hoje teste diagnóstico de inglês
Fotografia © Rodrigo Cabrita - Global Imagens
Cerca de 121 mil estudantes portugueses realizam hoje à tarde a componente escrita do teste de diagnóstico de inglês, certificado pela Universidade de Cambridge e obrigatório para os alunos do 9.º ano.
Além dos estudantes do 9.º ano, os alunos entre os 11 aos 17 anos podiam inscrever-se para fazer o "Key for School Portugal". Muitos fizeram-no e hoje são 121 mil os estudantes que realizam o teste, depois de várias polémicas que envolveram a prova certificada pelo Cambridge English Language Assessment, organismo que pertence à Universidade de Cambridge.
As críticas começaram quando foi conhecida a decisão do Ministério da Educação e Ciência (MEC) em escolher aquela organização para realizar um teste de diagnóstico nas escolas públicas.
O pagamento dos certificados de habilitação, o baixo nível de exigência da prova tendo em conta o nível de conhecimento dos examinandos, a dificuldade em recrutar professores para fiscalizar e corrigir a prova foram algumas das críticas.
Esta semana, a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) voltou a falar em "falta de igualdade de oportunidades para todos os alunos", uma vez que o certificado do teste tem de ser pago.
"Só pode obter o certificado que este exame proporciona quem pagar o respetivo certificado e hoje mais do que nunca muitas das famílias não podem suportar este custo e estamos a falar de uma prova realizada numa escola pública, numa escola servido pelos serviços do estado que cada vez mais parece servir apenas os interesses de quem pode", criticou a CNIPE.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3836965

Sem comentários: