quinta-feira, 21 de maio de 2015

A TER A ATENÇÃO

IN: http://lifestyle.publico.pt/noticias/348745_criancas-em-idade-pre-escolar-nao-fazem-exercicio-suficiente


EXERCÍCIO
Crianças em idade pré-escolar não fazem exercício suficiente
20.05.2015 Por Life&Style
Exercício físico é essencial para o desenvolvimento de uma criança e para prevenir a obesidade.
As crianças não estão a fazer tanto exercício físico como deviam, alerta um estudo da Universidade de Washington, EUA, publicado na revista científicaPediatrics. Segundo os investigadores, as crianças norte-americanas em idade pré-escolar só fazem 48 minutos diários de exercício físico, em vez do tempo recomendado de uma hora.
Os investigadores analisaram as actividades diárias de 100 crianças de dez jardins infantis em Seattle, durante um período de 50 dias e descobriram que as crianças só exercitavam 12% do tempo. O resto do dia dormem a sesta (29%), comem ou estão envolvidas em actividades sedentárias.
Pooja Tandon, responsável pelo estudo e professora na Universidade de Washington considera que não é tempo suficiente e reforça que o exercício físico frequente na infância é essencial para o desenvolvimento social e motor. “As crianças precisam de oportunidades diárias para actividade física não só para alcançarem o peso ideal mas também porque a actividade física promove inúmeros aspectos de saúde, desenvolvimento e bem-estar”, referiu, sustentando que “a actividade física, que nestas idades ocorre tipicamente na forma de jogos, promove a saúde cardiovascular, músculo-esquelético e mental e está associada ao rendimento escolar.”
Exercitar pouco pode ainda “criar padrões de inactividade física que vão perseguir as crianças para o futuro”, explica a Dra. Danelle Fisher, vice-presidente do departamento de pediatria num centro de saúde em Santa Mónica, na Califórnia, citada pela CBS. “Quanto mais activa a criança é desde tenra idade, maior é a probabilidade de manter um nível de actividade alto ao longo da infância”, acrescentou.
Para tornar as crianças mais activas, é aconselhado que professores e educadores promovam uma hora de actividades ao ar livre durante a manhã e combinem actividades académicas nas salas de aula com exercício.


Sem comentários: