terça-feira, 19 de maio de 2015

Exposição “Dia da Europa”
“A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.”
Declaração Schuman
No dia 9 de maio de 2015 celebrou-se, uma vez mais, o Dia da Europa. Há 30 anos atrás, na Cimeira de Milão (1985), os Chefes de Estado e do Governo decidiram assinalar esta data como o Dia da Europa, com o objetivo de relembrar o momento em que Robert Schuman, no dia 9 de maio de 1950, propôs à Republica Federal da Alemanha e aos outros países (França, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) a criação “de uma comunidade de interesses pacíficos(Dia da Europa - 9 de maio, n.d.), onde mais do que coligar o Estados em termos económicos, era importante uni-los em torno de ideais de paz, união e cooperação. Esta proposta, conhecida como a Declaração de Schuman funda a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e marca o começo do que é hoje a União Europeia.
Foi neste contexto, que as turmas do 10º H e do 10º I produziram um conjunto de trabalhos, no âmbito do módulo 2 da disciplina de Área de Integração, com o intuito de identificar aspetos de presença da União Europeia no quotidiano da região e do país; enquadrar historicamente o processo de integração europeia; analisar a distribuição na União Europeia de variáveis como: população, densidade populacional, setores de atividade, escolaridade, etc.; conhecer o conceito de cidadania europeia e os direitos e deveres de um cidadão europeu; debater vantagens e desvantagens para a região e para o país de pertença à União Europeia 
O produto final resultou numa exposição de cartazes, em mostra na Biblioteca da Escola, onde os visitantes podem ver e conhecer ou relembrar a importância de se pertencer à União Europeia e o impacto dessa pertença na vida de cada cidadão.
Dia da Europa - 9 de maio. (n.d.). Retrieved May 11, 2015, from http://ec.europa.eu/portugal/comissao/europe_day/comemoracao_9maio_pt.htm





Sem comentários: