quinta-feira, 24 de setembro de 2015




in:http://www.msn.com/pt-pt/saude/fitness/os-benef%C3%ADcios-da-caminhada/ar-AAeBHaE

Os benefícios da caminhada

buzina@motorpress.pt (Motorpress Lisboa)há 2 dias


 D.R. Os benefícios da caminhada

Vários especialistas afirmam que andar tem diversos benefícios e muitas vantagens também na reabilitação. Serge Caetano, especialista em reabilitação física da US Elite Sports Agency, afirma que «o power walking é a melhor forma para reforçar o tónus muscular nas pessoas sedentárias ou com lesões articulares. Irá favorecer a condição física reforçando músculos e articulações.»

A caminhada é recomendada à população em geral e mais especificamente a todos aqueles que se encontram fora dos padrões de referência segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) relativamente às variáveis IMC (Índice Massa Corporal), percentagem de massa adiposa, HTA (Hipertensão Arterial) e dislipidémia (Colesterol). Mais concretamente, o Power Walking, ao ser realizado a uma velocidade submáxima, «promove o aumento da frequência cardíaca (FC), do débito cardíaco e, de forma secundária, a hipertrofia do músculo cardíaco (Coração).» Como tal, cada um deverá regular as suas sessões de trabalho exercitando-se no seu limiar de conforto/desconforto, esclarece o especialista.

Quando comparada com a corrida, «a grande diferença reside na carga dinâmica exercida sobre os apoios (membros inferiores) que, de forma secundária, se irá manifestar ao nível das principais articulações corporais (tíbio-társica, femoro-tibial, coxo-femoral, coluna). Devido à inexistência de tempo de voo resultante da técnica de caminhar (diferente da técnica de corrida na qual o indivíduo tem uma fase aérea em que se encontra suspenso no ar), as forças de impacto são bastantes inferiores e consequentemente os efeitos secundários negativos, daí resultantes, serão mais reduzidos», conclui Serge Caetano.

No que diz respeito à intensidade da caminhada, «deverá aumentar progressivamente até chegarmos a uma velocidade na qual nos sentimos mais confortáveis a correr, de forma lenta, do que a caminhar, de forma rápida. Nesta altura, o indivíduo poderá optar por intercalar intervalos de tempo nos quais se desloca em passo de corrida (lenta) e de caminhada vigorosa. De salientar que a velocidade será exatamente a mesma só variando a forma como a desenvolvemos (caminhar ou correr).»


Sem comentários: