quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CONCURSOS

PARTICIPA
28.10.15
concurso.png











O concurso Chef Fish desafia as escolas a elaborar receitas de produtos do mar, ajudando os alunos, enquanto consumidores, a fazer escolhas sustentáveis em prol do respeito pelo Oceano e seus recursos.

A DECOJovem, convida todas as escolas do país a refletir sobre a temática da alimentação com atividades de sensibilização e informação lúdico-pedagógicas.
Este ano letivo, todos os alunos desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário/profissional poderão participar no Concurso Chef Fish.
Para participar neste concurso, os alunos, com a ajuda dos seus professores, deverão constituir equipas e produzir vídeos com receitas culinárias de pescado originais, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e consequentemente as suas famílias, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, na escolha e consumo do pescado, em prol do respeito e preservação do Oceano e dos seus recursos.
Como material de apoio ao concurso, os professores terão, ainda, disponível no site da DECOJovem, o E-book Chef Fish, com informação útil sobre Literacia dos Oceanos e dicas importantes para os consumidores, tais como: a importância da escolha de peixe sustentável; o pescado preferido dos portugueses com referência à disponibilidade dos stocks marinhos; como escolher o melhor pescado e como o conservar; nova rotulagem de produtos de pescado; e a importância de comer peixe para uma alimentação saudável e equilibrada.

Produzir vídeos com receitas culinárias de pescado, revelando escolhas saudáveis e sustentáveis, no consumo de produtos do mar

Quem pode concorrer?

Estão definidos 3 escalões de participantes (sempre acompanhados com um professor responsável):
  • Escalão A – equipas de 3 alunos do 1.º CEB
  • Escalão B – equipas de 3 alunos do 2.º e 3.º CEB e cursos vocacionais
  • Escalão C – equipas de 3 alunos do ensino secundário e vias profissionalizantes
É possível a participação de várias equipas da mesma escola, podendo um mesmo professor inscrever-se com mais do que uma equipa.
Antes de inscrever as equipas no concurso, o professor deverá verificar se a sua escola pertence à rede de escolas DECOJovem.
Se ainda, não é escola DECOJovem, descubra como aderir.

Antes de concorrer deve ler com atenção o regulamento do concurso disponibilizado para a comunidade escolar, que contém toda a informação completa. Mas para já deixamos aqui os principais tópicos.

Como concorrer?

O Professor Responsável da equipa deverá:
  1.  Aceder e descobrir os conteúdos dos sites Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para compreender melhor a estratégia e a abordagem de promoção do pescado na alimentação saudável.
  2. Aceder ao Concurso Chef Fish na plataforma escolas.decojovem.pt e iniciar sessão com username e password. Caso não tenha os dados de acesso, terá de registar primeiro a sua escola na DECOJovem
  3. Adicionar a(s) equipa(s), identificando os seus elementos, em Equipas  (até 7 dezembro 2015)
  4. Preencher a Ficha de Projeto, em Participaçõesindicando nome do vídeo, equipa, resumo do vídeo, meios de divulgação  (até 7 dezembro 2015)
  5. Produzir o vídeo da receita culinária com produtos do mar, cumprindo os seguintes passos:
    1. O vídeo deve conter a preparação, confeção e empratamento de uma receita com produtos do mar (peixe, marisco, moluscos, etc.);
    2. No início do vídeo deve constar, obrigatoriamente, o template de vídeo do Concurso Chef Fish;
    3. Após a confeção da receita, deve constar obrigatoriamente uma frase alusiva ao site Conhecer o Oceano referido no E-book Chef Fish;
    4. No final do vídeo deve constar obrigatoriamente a ficha técnica da equipa, com: identificação da escola, equipa, professor responsável, alunos e escalão;
    5. O vídeo deve ter a duração máxima de 3:00 Minutos;
    6. É obrigatório que todos os alunos apareçam no vídeo culinário;
    7. No vídeo, é obrigatório que os alunos refiram se a sua escolha de pescado é sustentável e a  importância de consumir pescado para uma alimentação saudável.
  6. Publicar o vídeo no YouTube. Aquando da publicação deverão ativar a legendagem do vídeo para a língua inglesa (também, poderão criar as suas próprias legendas no Youtube) e como PÚBLICO;
  7. Aceder à Ficha de Projeto de cada vídeo, em Participações, e colocar o Link do YouTube;
  8. Submeter o vídeo a Concurso;  (até 8 fevereiro 2016)
  9. Os vídeos aprovados pela DECO ficarão visíveis para visualização na Galeria de Vídeos do concurso. Será possível aos utilizadores do site atribuir “gostos” e promover a partilha dos vídeos pelo Facebook e Twitter;
  10. A avaliação do júri do concurso decorrerá na semana de 8 a 12 de março de 2016 e os vencedores serão anunciados a 15 de março de 2016 – Dia Mundial do Consumidor.

Prémios

Por cada escalão do concurso, cada professor responsável e cada aluno das equipas vencedoras receberão uma action cam com capacidade de gravação debaixo de água.

Material de apoio

Além da visita ao site Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para conhecerem melhor as estratégias definidas na promoção e conservação do pescado, os professores têm disponível o E-book Chef Fish, com informação útil sobre Literacia dos Oceanos e dicas importantes para os consumidores de pescado, tais como a importância da escolha de peixe sustentável; a disponibilidade dos stocks populacionais de pescado mais comercializado em Portugal; como escolher o melhor pescado e como o conservar; nova rotulagem de produtos de pescado e a importância de comer peixe para uma alimentação saudável e equilibrada.

Para a participação e divulgação do concurso, faça o download dos materiais.

Para consulta do Regulamento aceda ao site: http://decojovem.pt/alimentacao/concurso-chef-fish/

Sem comentários: