terça-feira, 26 de janeiro de 2016


in: http://querosaber.sapo.pt/ciencia/devemos-aproveitar-o-fim-de-semana-para-dormir-mais

Devemos aproveitar o fim de semana para dormir mais?
JACIÊNCIA





Se bem que os cientistas ainda não sabem porque é que dormimos, uma coisa é inegável: dormir é indispensável para o nosso corpo. Seja para descansar ou corpo ou recarregar energia, privar o corpo de sono pode trazer consequências graves para a nossa saúde.
Mais do que uma vez, os cientistas tentaram perceber se essa privação pode ser compensada. Por exemplo, se é benéfico para o corpo dormir mais horas durante o fim de semana, para compensar as noites mal dormidas da semana. As conclusões dividem-se.
Um dos estudos foi publicado em 2012 por uma equipa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. A sua conclusão foi que, ao compensarmos essas horas acordando mais tarde aos fins de semana, estamos a alterar o relógio circadiano do corpo.
O relógio biológico fica de tal forma alterado por serem retiradas algumas horas ao seu dia, que pode até ficar mais cansado durante a semana seguinte.
Gregory Carter, um dos líderes da investigação, afirma que a melhor forma de compensar é ir dormir mais cedo, e não acordar mais tarde: "para manter o nosso relógio interno, temos de ir para a cama oito horas antes da hora habitual para acordar."
Por outro lado, dormir até mais tarde nestes dias pode diminuir o risco de contrair diabetes.
Quem o diz é um estudo recente publicado na plataforma Diabetes Care, feito uma equipa da Universidade de Chicago.
No estudo, os cientistas descobriram que dormir duas noites consecutivas, depois de uma semana a dormir menos, equilibra os níveis de insulina no corpo. Isto sobretudo em casos de diabetes derivados da obesidade e cansaço.
Mas os investigadores alertam que a análise destes níveis não foi feita a longo-prazo, por isso não sabem se de facto pode ter um grande impacto no risco de diabetes. Mesmo assim, acreditam que o estudo demonstra que é possível que compensar o sono perdido pode ser benéfico, e pretendem continuar com a investigação.
Então, em que ficamos? Mesmo que não seja consensual a compensação durante o fim de semana, todos os especialistas reiteram a importância de boas noites de sono durante a semana. Não apenas devido ao cansaço, também outros riscos que a privação de sono pode ter no nosso corpo: obesidade, aumento da tensão arterial, e problemas de concentração


Sem comentários: