terça-feira, 12 de janeiro de 2016


in: http://querosaber.sapo.pt/ciencia/sabia-que-existe-uma-formula-matematica-para-cortar-uma-pizza-perfeita

 Sabia que existe uma fórmula matemática para cortar uma pizza perfeita?


Os matemáticos tentaram mesmo cortar a pizza desta forma.

 
Assim, fica com 12 pedaços idênticos.

E como deve comer a fatia? Dobrando-a!
Os matemáticos usam a pizza como exemplo devido à sua fórmula circular.
Cortar uma fatia de pizza não parece difícil: linhas direitas, em triângulo, para nos certificarmos que comemos uma quantia razoável de todos os ingredientes. Mas será assim uma fatia perfeita? Dois matemáticos da Universidade de Liverpool, em Inglaterra, acham que não, e encontraram uma fórmula matemática que permite cortar 12 pedaços de pizza idênticos.
Esqueça as linhas direitas: segundo a matemática, o segredo está nas curvas. De acordo com a sua pesquisa, para cortar a fatia perfeita tem de primeiro dividir a pizza em seis fatias com as extremidades curvas - tal como pode encontrar na imagem da galeria acima. Depois, essas fatias são divididas em dois.
Foi nesta teoria, que anteriormente já tinha sido publicada, que Joel Haddley e Stephen Worsley se inspiraram. Através da sua pesquisa, os matemáticos descobriram que é possível dividir uma pizza em mais do que 12 fatias idênticas, desde que os seus lados retos sejam em número ímpar.
Os matemáticos chegaram a esta conclusão ao estudar padrões cujos elementos têm todos a mesma forma. Depois de perceberem que, matematicamente, conseguiam produzir um número infinito de fatias (se bem que menos prático), começaram a fazê-lo com formas ainda menos usuais.
"Não faço ideia se existe uma aplicação para este trabalho além do corte de pizzas. [Mas os resultados] são interessantes matematicamente, e podemos criar imagens engraçadas," disse Haddley ao News Scientist.
O estudo foi publicado na plataforma arvix.org, pelo que não tem revisão científica por parte de outros especialistas. De qualquer forma, não custa tentar...
Imagens via News Scientist.



Sem comentários: