quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

in:
http://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/536194/por-que-nao-devia-lavar-a-cara-no-banho
Como parar de roer as unhas
É um dos mais hábitos comuns e menos atraentes, ainda assim milhões de pessoas roem as unhas como forma de gerir o stress e a ansiedade. Saiba como travar este hábito.
LIFESTYLE DICAS09:17 - 07/10/15POR NOTÍCIAS AO MINUTO
Roer as unhas é um hábito que muitas pessoas adquirem como forma de lidar com as emoções de stress e ansiedade, alegam os psicólogos. Mas não é um hábito muito bem visto socialmente.

Esta pode ser “uma forma de gerir as emoções” e de se distrair dos sentimentos de angústia e stress, explica ao Daily Mail a professora Karen Pine, da Escola de Psicologia da Universidade de Herfordshire.
A especialista conta ainda que este hábito persiste e é difícil de eliminar “porque o cérebro aprendeu a associar aquela resposta a certos ‘gatilhos’, e generaliza-lo mais amplamente até que se torna inconsciente e difícil de controlar.” Mas há soluções que pode tentar.
Lembre-se dos riscos para a saúde. “As unhas estão cheias de bactérias provenientes de tudo aquilo em que toca, como puxadores das portas, dinheiro ou acessórios de casa de banho”, explica a psicoterapeuta Marisa Peer. Quando rói as unhas está a pôr esses germes e bactérias diretamente no seu corpo, aumentando assim o risco de infeções e outras doenças.
Faça a manicura e pinte as unhas de vermelho. A especialista em cosmética das unhas Leighton Denny, aconselha a ir fazer uma manicura profissional e a pintar as unhas de vermelho para quebrar o hábito. Com este cuidado extra poderá olhar para as suas unhas de uma perspetiva mais positiva e fazer uma nota mental para ‘não estragar’ a manicura. O vermelho porque é uma cor que lhe vai chamar mais a atenção quando estiver prestes a meter as unhas na boca.
Roa apenas as unhas de uma mão. Se não consegue mesmo quebrar o hábito comece por permitir-se apenas a roer as unhas de uma mão, depois apenas uma unha em cada mão, permitindo às outras unhas que cresçam, a especialista Martina McKeough. Assim vai-se tornando mais fácil recuperar o controlo.
 Crie técnicas de distração. Se tentar ultrapassar um hábito apenas com força de vontade é muito provável que falhe, diz a professora Pine. Uma vez que a força de vontade é bastante fraca. Em vez disso, desenvolva ‘manobras de distração’ para quando sente vontade de roer as unhas. Pode ser contar por ordem decrescente desde o 99, dobrar um papel em seis ou até equilibrar-se numa perna durante um minuto, por exemplo. Dando uma nova resposta ao estímulo cerebral, estará a distraí-lo fazendo com que comece a dissociar os ‘gatilhos’ da resposta de roer as unhas.
Chegue à raiz da questão. Tente perceber os quês e porquês do seu hábito de roer as unhas. Percebendo os ‘gatilhos’ para este comportamento será mais fácil combatê-lo. Se tiver a ver com problemas de ansiedade ou stress, aborde essas questões a fundo.
Tente técnicas de relaxamento. Reduzir o stress através de técnicas de relaxamento também pode ajudar a combater o hábito de roer as unhas. Estando mais calmo terá menos vontade de roer as unhas, sugere McKeough.
Hipnotismo. As terapias que envolvem hipnotismo também podem ajudar. O especialista que o hipnotiza pode, por exemplo, dizer-lhe que irá sentir um sabor desagradável sempre que meter os dedos/unhas na boca, levando-o a fazê-lo de forma cada vez menos frequente.


Sem comentários: