quarta-feira, 2 de março de 2016











Prémio Nacional de Literatura Vergílio Ferreira (Gouveia)



No ano em que se comemora o centenário de Vergílio Ferreira, um dos nomes maiores da literatura contemporânea portuguesa, regista-se um grande interesse pela sua obra e pelo que ela inspirou.

Repartido por vários estabelecimentos de ensino, o nome deste escritor também está patente em vários prémios literários, entre os quais destaco, hoje, o Prémio Nacional de Literatura Vergílio Ferreira (Gouveia). Instituído no final da época de noventa, pela Câmara Municipal de Gouveia, na terra natal de Vergílio Ferreira, este prémio pretende distinguir anualmente todas as obras de autores portugueses, na área da poesia, ensaio e romance.

O prémio tem um valor pecuniário de 5.000 euros e a obra vencedora é editada pelo Município de Gouveia. O Prémio Vergílio Ferreira distingue bienalmente, de forma alternada, um romance e um ensaio literário. Foi instituído em 1997 pela Câmara Municipal de Gouveia, com o objetivo de homenagear o escritor Vergílio Ferreira, natural de Melo, naquele concelho, e de "incentivar a produção literária", contribuindo "para a defesa e enriquecimento da Língua Portuguesa".

Este ano, em particular, sublinhe-se que se trata de uma data especial: o centenário de Vergílio Ferreira e, por essa razão, mais significativa a atribuição do prémio à nossa colega IOLANDA ANTUNES, a quem endereçamos os nossos PARABÉNS!


É um orgulho ter pessoas de talento entre nós!

Sem comentários: