quarta-feira, 21 de novembro de 2018

in: https://decojovem.pt/educacao-do-consumidor/desafio-natal-sem-residuos-de-plastico-3/


Este ano, o Desafio Natal Sem Resíduos 3 é dedicado à reutilização de plástico! Assim, a DECOJovem desafia os jovens a construir árvores de Natal com embalagens plásticas de todas as cores e feitios.
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos com a DECOJovem
No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2018 (SEPR18), que decorre entre 17 a 25 de Novembro de 2018, a DECOJovem promove o desafio Natal sem Resíduos.
A 10.ª edição da SEPR18 procura alertar para o problema dos resíduos e sensibilizar a população para a sua redução e prevenção, convidando pessoas e instituições a desenvolver ações que promovam a redução e prevenção de resíduos.
Desafio Natal Sem Resíduos… de Plástico
E porquê o plástico? Porque é um material com grande durabilidade, utilizado por nós, na maioria das vezes, de forma descartável.
As estimativas feitas em relação ao tempo que os plásticos demoram a deixar de ser visíveis mostram que:
·         sacos de plástico demoram entre 10 e 20 anos
·         garrafas de plástico e fraldas 450 anos
·         cotonetes e palhinhas 300 anos
·         copos de plástico 50 anos
·         redes e fios de pesca podem demorar 600 anos
É difícil calcular o tempo exato de degradação dos variados tipos de plástico, porque não sendo biodegradáveis podem permanecer na natureza para sempre!
Os oceanos são os que mais têm sofrido com os resíduos de plástico. A poluição dos oceanos é um problema global em crescimento, que tem consequências na vida marinha através do aprisionamento dos animais ou da ingestão de plásticos pelos mesmos.
Como consumidores, é importante percebermos que o melhor lixo é aquele que não é produzido pelas nossas escolhas. Mas também que podemos reutilizar!
Para quem?
Para sensibilizar desde os mais novos para esta preocupação tão atual, este desafio é dirigido a turmas desde o 1.º CEB ao 3.º CEB (regular e vocacional). As turmas devem concorrer com o apoio de um professor responsável.
O que fazer?
É muito fácil participar!
Em turma, com o apoio do professor, os jovens devem dar uma nova vida às embalagens de plástico e construir uma árvore de Natal, com os respetivos enfeites natalícios.
Os alunos devem usar a criatividade e, com uma grande variedade de embalagens plásticas, construir a árvore mais original!
Para participar, basta enviar uma fotografia da árvore construída, através da Plataforma DECOJovem.
Prémio
Os alunos da turma com a árvore mais original e com a maior variedade de embalagens utilizadas irão receber prémios.
Início da atividade: 19 de Novembro de 2018
Fim da atividade: 14 de Dezembro de 2019

Consulte aqui o regulamento da atividade.


Sem comentários: