terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 


O Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, no âmbito do Programa Escola+ 21-23 de Recuperação de Aprendizagens (Eixo Ensinar e Aprender, domínio +Leitura e Escrita), candidatou-se à ação Escola a ler. Esta ação destina-se a desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras. Além disso, pretende-se que os alunos façam do uso do livro, da leitura orientada e da escrita uma rotina diária/semanal em sala de aula. Também se pretende promover a literacia literária como instrumento para a fruição de textos gradativamente mais extensos e complexos, que garantam o gosto de ler.

Assim, em todo o agrupamento, irá incentivar-se o fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio. Também se irão realizar, nas salas de aula, atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita, já que as aulas são as situações em que todos os alunos participam e que criam oportunidades para que descubram o que os livros contêm e o prazer que podem dar.

Com estas medidas, espera-se que haja o aumento da compreensão de textos escritos, mediante treino continuado da leitura em sala de aula, o aumento do desejo e do prazer de ler através do incentivo pelos professores – leitura a par, em voz alta, etc, o conhecimento de obras variadas, atraentes e acessíveis, desde logo as recomendadas no catálogo dos Livros PNL, e outras obras disponibilizadas nas bibliotecas escolares e municipais, que se constituem como nossas parceiras nesta iniciativa.

Como medidas previstas, conta-se com a utilização de conjuntos de vários exemplares da mesma obra, de modo a que cada par de alunos possa dispor de um mesmo livro para leitura orientada na sala de aula e também a disponibilização de obras variadas e adequadas aos níveis de leitura dos alunos, escolhidas e trabalhadas pelos professores das turmas, em colaboração com os professores bibliotecários/bibliotecários municipais e com os alunos.

Esta ação conta especificamente com o apoio da RBE às escolas na/no:

  - Seleção e aquisição dos conjuntos de livros para a leitura em sala de aula;

  - Planeamento, organização e gestão em rede da circulação dos conjuntos de livros;

  - Troca de informação e de experiências sobre a utilização dos conjuntos de livros;

  - Dinamização de iniciativas pelas bibliotecas escolares, associadas à mediação da leitura em sala de aula – Projeto Ler com a biblioteca (lançamento a partir de julho de 2021);

  - Incentivo à participação e colaboração das bibliotecas públicas e outras organizações nas atividades de leitura orientada.

Sem comentários: