quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sugestões da tua Biblioteca - Isabel Allende

O facto de Mário Llosa, escritor peruano, ter ganho o prémio Nobel da literatura convida-nos a apresentar como sugestão da Biblioteca no mês de Novembro, mais uma escritora da América do Sul, continente de referência de lutas por causas da "Esquerda".

Biografia

                                                       
Isabel Allende Llona nasceu em Lima. É jornalista e escritora chilena (apesar de ter nascido em Lima, sua família logo voltou para o Chile, sua terra natal). Filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende e de Francisca Llona. Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973). Escreveu A Casa dos Espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra é filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep.


“Minha mãe era uma pessoa silenciosa, capaz de dissimular-se entre os móveis, de perder-se no desenho do tapete, de não fazer o menor ruído, como se não existisse; contudo na intimidade do quarto que dividíamos, ela se transformava. Começava a falar do passado ou a narrar suas histórias, e então o aposento se enchia de luz, desapareciam as paredes, dando lugar a incríveis paisagens, palácios abarrotados de objetos nunca vistos, países longínquos inventados por ela ou tirados da biblioteca do patrão; colocava a meus pés todos os tesouros do Oriente, a lua e mais ainda, reduzia-me ao tamanho de uma formiga, para eu sentir o universo a partir da minha pequenez, punha-me asas para vê-lo a partir do firmamento, dava-me uma cauda de peixe para conhecer o fundo do mar."   (Isabel Allende, Eva Luna, 1987)


Vem ao encontro desta escritora na tua Biblioteca: “ Eva Luna”, “De Amor e de Sombra”, “Paula”, “A Casa dos Espíritos”, “A Cidade dos Deuses Selvagens” e “ Retrato a Sépia”

Sem comentários: