quinta-feira, 28 de abril de 2011

Palavras com sabor a BE…

A BE está mais uma vez em todo lado e neste mês de maio não vai ser a exceção. São muitas as atividades a desenvolver, quase como se estivéssemos a desbravar os caminhos primaveris. Assim sendo, nos dias 3, 4 e 6 de Maio a BE continuará a desenvolver o fabuloso projeto «Pinta o que lês» para os alunos do 8º ano. A leitura expressiva em voz alta desperta a criatividade e a imaginação cénica, transportados para quadros onde a imagem simbólica se entrecruza com a literatura. O dinamismo, o empenho e a criatividade permitem que este seja um dos projetos a incluir nas boas práticas da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Dr.ª. Laura Ayres.


O ateliê «Filosofia para crianças» continua a permitir viagens pelo mundo do pensamento e da desconstrução significativa dos conceitos e dos termos. Nos dias 4 e 11 de Maio realizar-se-ão mais duas sessões, respetivamente na escola EB 2,3 e na escola EBI/ Jardim de Infância da Abelheira. Elogia-se o empenho da dinamizadora, professora Laurinda Silva e a disponibilidade dos professores: Fátima Lopes e Ricardo Gouveia, assim como do professor bibliotecário Adriano Aires. É claro que não podemos esquecer os ilustres participantes nas atividades propostas, todos os alunos do terceiro A e quarto A das escolas acima referidas, sempre com um largo sorriso para dar início aos criativos trabalhos.

No dia 9 de Maio o auditório da escola será visitado pela companhia de teatro: Te-Atrito, que levará à cena a peça «O Bobo e o Rei», cuja sinopse é a seguinte: « Quem foi el-Rei Pingau? Que razões o levaram a renunciar ao trono? Como reagiram a corte e o povo? Ido el-Rei, a coroa ficou sem apoio para a cabeça? É verdade que o Poder pode ter várias caras, ou várias máscaras,e com todas elas parecer sempre o mesmo e sem mudança? Aqui estão as perguntas a que “O Bobo e o Rei”sabe responder. Mas atenção, porque das respostas que se ouvirem nascerão novas perguntas…». A peça terá a duração de trinta minutos e contará com a participação de três atores, seguida de um pequeno debate sobre o teatro e a temática da peça. O auditório convidado ficará de certeza deslumbrado.

«A ciência à procura de Deus» será uma das palestras mais aguardadas pela comunidade educativa. O palestrante será o professor Vítor Coelho que abordará a sua tese de mestrado publicada em livro e agora discutida para um auditório privilegiado. A discussão será precedida por uma breve apresentação a cargo do professor António Justino.

O mês de Maio chegará de forma saborosa ao seu epílogo com a atividade «Palavras com Sabor», dedicado à harmonia e porque será?

Cristina Dias/Inês Aguiar

Sem comentários: