sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projetos de recomendação 10º C e D, E e F


Páginas de cidadania na BE da ESLA

Projeto de Recomendação – 10º C e D

1ª Medida

Melhorar as condições sanitárias e as condições do funcionamento do bar.
Argumento: De acordo com a alínea c) dos direitos do aluno, incluída no estatuto do aluno, o aluno deve “Usufruir do ensino e do projeto educativo que proporcionam as condições para o seu pleno desenvolvimento físico, inteletual, moral, cultural e cívico, para a formação da sua personalidade”, como tal apesar da crise económica, as câmaras deveriam contemplar um orçamento participativo, pois trata-se de condições essenciais que podem contribuir para o bom funcionamento da escola.

 

2ª Medida

Exigir que a associação de estudantes da escola ESLA tenha uma participação mais interveniente no âmbito escolar, mais especificadamente nos direitos dos alunos.
Argumento: No inicio do ano letivo 2011/2012 foram feitas campanhas para a eleição da lista que faria parte da associação de estudantes, e a lista vencedora comprometeu-se a simples coisas como: criar o “espaço microondas”, onde os alunos poderiam trazer comida de casa e aquecê-la, medida que até à data não foi cumprida, tal como a criação de workshops, melhorias na rádio escolar e encontros entre escolas (interação), que também não foram concretizados. Por isso mesmo, queremos alertar os alunos que deveremos exigir uma associação que lute pelos nossos direitos.

 

3ª Medida

Organizar clubes para promover o interesse dos alunos do 10º ano para a vida profissional.
Argumento: Grande parte dos alunos do 10º ano já tem definido o trajeto para a sua carreira profissional, e o que nós queremos com a criação destes clubes é fazer com que haja atividades em que os alunos possam pôr em prática algumas das funcionalidades que façam parte do seu futuro curso, como por exemplo: o jornal da escola poderia ser feito por um grupo de alunos que queiram seguir a área da comunicação, tendo também a oportunidade de fazerem participações especiais na rádio escolar. Os alunos que queiram seguir psicologia poderiam realizar palestras para sensibilizar os alunos acerca de temas cativantes, como por exemplo: a adolescência, a sexualidade, entre outros.


Projeto de Recomendação – 10º E
1ª Medida
- Eliminar as Provas de Aferição
* As provas de aferição deveriam ser abolidas, por interferirem no decurso normal das aulas, prejudicando o aproveitamento e tempo de estudo dos alunos. Tal como declara a alínea o) do regulamento interno do aluno, temos direito, enquanto alunos, a “apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da escola e ser ouvidos pelos professores, diretores de turma, órgão de administração e gestão da escola, em todos os assuntos que justificadamente forem do seu interesse”; portanto os alunos têm direito a reivindicar a  não realização de provas de aferição.
2ª Medida
- Melhorar a organização do calendário de atividades escolares, nomeadamente o projeto “Espreitar a Escola”
* Devido à desconcentração que as atividades escolares (“Espreitar a Escola”) provocam nos alunos, não lhes permitindo obter um bom aproveitamento nas aulas, este tipo de atividades, poderia ser realizada no final de cada período, numa época em que já não se abordem novos conteúdos, não existam exames ou outro tipo de avaliação semelhante.
3ª Medida
- Aperfeiçoar o sistema de serviços da escola
* Tomando como exemplo a alínea c) do regulamento interno do aluno, que diz que todo o aluno tem direito a “usufruir do ambiente do projeto educativo que proporciona as condições para o seu pleno desenvolvimento físico, intelectual, moral, cultural e cívico, para formação da sua personalidade”. Para benefício dos mesmos achamos pertinentes serem melhoradas certas áreas de serviço na escola, especificamente os serviços sanitários. Os quais deveriam estar fornecidos de produtos de higiene básica, tal como o papel higiénico e o sabão. Na área do polivalente observa-se a falta de um funcionário no bar para melhor organização; bem como na papelaria. Verificamos que na portaria a regra de passar o cartão magnético à entrada de cada aluno, deveria ser anulada, dado que não faz sentido impor esta regra a meio do 3º período e que é quase impossível pôr em execução no 1º período, pois a escola, não tem agilidade suficiente para disponibilizar os cartões a toda a comunidade escolar, principalmente para aqueles que ingressam pela primeira vez na escola.



Páginas de Cidadania na BE da ESLA
Projeto de recomendação – 10º F – Lista E

1º Medida: Permitir o uso do telemóvel no recinto escolar.
Torna-se premente separar os momentos sem atividades letivas – recreio – das aulas que decorrem dentro dos blocos e espaços exteriores - educação física - visto que os telemóveis não são utilizados nestas aulas e estas decorrem em espaços distintos, sendo que não temos disponibilidade para os utilizar nessas mesmas aulas. Portanto, tendo em conta todos os problemas que já surgiram, nomeadamente: roubos, agressões e possivelmente casos de bullying, ainda que casos pontuais. Ao retirarmos o telemóvel estamos a tornar os alunos ainda mais irresponsáveis, fazendo com que não cresçam mentalmente, pois passam sobretudo a não se saber defender dos problemas que lhes apareçam e a não ter responsabilidade para com aquilo que lhes pertence. Sabemos, sim, que se algum indivíduo/aluno souber que alguém tem um telemóvel, será mais fácil tentar agredi-lo psicologicamente, mas isso é algo impossível de se impedir, uma vez que qualquer pessoa pode ter acesso a esse mesmo número, seja dentro ou fora da escola. Não é ao retirarmos um objeto tecnológico dos intervalos, momento em que aproveitamos para conviver, que faz parte do quotidiano de todas as pessoas e que facilita até a comunicação com tudo o que nos rodeia, que o desempenho escolar vai decrescer. Os blocos estão “independentes” dos corredores, sendo assim, estes são para circular e os blocos para ter aulas. Desta forma, ao proibirmos a sua utilização, os alunos acabam por se esconder e até passar mais tempo fora da escola (o que não é do nosso interesse, pois queremos garantir da forma mais simples e eficaz a proteção de todos) só para poderem utilizar o telemóvel.
2ª Medida: Usufruir de serviços eficazes e boas condições para a realização dos mesmos: buffet e WC.
Segundo a alínea o) dos Direitos do Aluno, expressos no Estatuto do Aluno, relativamente ao  facto de termos o direito de apresentar críticas e sugestões relativas ao funcionamento da escola, administração e gestão da mesma, são visíveis as deficientes condições das casas de banho. Especialmente a inexistência de sabão/líquido para lavar as mãos, que faz parte da higiene e que por exemplo no bloco de Artes (F), em que temos de trabalhar com materiais como tinta e carvão, para nos servirmos desta higiene, somos obrigados a trazer sabão de casa; o cheiro desagradável dos esgotos, que se faz sentir em  alguns dias em todo o bloco e corredores;  os baldes de lixo que nem um saco para colocar os papéis sujos tem, fazendo com que seja mais fácil acumular batérias e provocar mau cheiro; a falta de limpeza das portas e paredes; poucos assentos nas sanitas e os que existem estão completamente desgastados. Relativamente ao funcionamento da escola, existe uma completa desorganização e inaptidão das funcionárias que trabalham no buffet, a qual se prende com a falta de computadores e pessoal não docente. Pois, mesmo que tenhamos funcionários e poucos instrumentos de trabalho, observamos um desempenho lento e desorganizado. É injusto sermos prejudicados ao passarmos um intervalo inteiro à espera de sermos atendidos. Por esse motivo acabamos por não conseguir comprar comida e chegamos atrasados às aulas. Devido a isso dirigimo-nos a cafés exteriores à escola, mesmo que paguemos mais para desfrutar do nosso tempo livre. Agradecíamos que, por exemplo algumas ajudas monetárias que recebemos do Jack Petchey, fossem aproveitadas para melhorar a higiene da escola, visto que esta está diretamente relacionada com os alunos. Seria igualmente importante a aposta na compra de material tecnológico para um melhor funcionamento do buffet.
3º Medida: Eliminação das provas de aferição.
Se uma das prioridades do agrupamento é garantir o sucesso escolar, estarmos a ocupar aulas normais que são precisas para uma aprendizagem correta e estruturada, incluindo testes que já estão organizados, de acordo com o nosso calendário escolar e preparação para exames, estamo-nos a contradizer por completo. Ou seja, estar a fazer um teste, que ocupa uma aula, obrigando-nos até a fazer permutas para não sairmos prejudicados, só para que tenhamos uma noção geral dos nossos resultados e desempenho escolar, isto pode prejudicar os nossos resultados escolares, porque não só temos de estudar para os testes normais, como para as provas de aferição, que englobam toda a matéria dada desde o início do ano, não faz sentido. Isso é algo que será provado nos exames! Estamos a implementar um maior número de avaliações, que não só prejudicam o aluno, como ainda nos retiram tempo para realizar outras propostas, que essas sim, são justas para a nossa avaliação. Como tal, será justo dizer que não fazem falta, pois isso é o que os professores avaliam quando nos fazem um teste, sendo que normalmente costumam vir perguntas de matérias anteriores.

Sem comentários: