sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projetos de recomendação apresentados - 10º A e B


Projeto Páginas de Cidadania na BE da ESLA
Projeto de recomendação da Turma A do 10º ano - Lista D

Segundo a alínea o) dos direitos dos alunos e a alínea g) dos deveres dos alunos, a turma A do décimo ano propõe as seguintes medidas de alteração, visando a melhoria do funcionamento da escola:

·         Reorganização do funcionamento do bar
               As filas do bar são demasiado extensas, o que reduz o tempo de intervalo dos alunos, o que por inerência vem suscitar atrasos dos alunos para as práticas letivas.

·         Supervisão das instalações sanitárias visando a melhoria das condições na utilização da mesa
               O estado de degradação das casas-de-banho deve-se à não utilização adequada das mesmas, por parte de muitos alunos. A supervisão regular daquelas constituiria um modo eficiente de controlo.

·         Revisão das Provas de Aferição
               Devido ao elevado número de testes, de trabalhos e de relatórios, considera-se que a calendarização das provas de aferição devia ser alterada, uma vez que atualmente constitui uma sobrecarga de trabalho e é um factor de stress para a maior parte dos alunos, refletindo-se negativamente no seu desempenho.


 Projeto Páginas de Cidadania na BE da ESLA
Projeto de recomendação da Turma B do 10º ano

a) Aperfeiçoamento das instalações do recinto escolar, nomeadamente os serviços sanitários;

b) Abolição das provas de aferição internas relativas às disciplinas que não são sujeitas a testes intermédios;

c) Emissão de um certificado valorativo correspondente à participação dos alunos nos projetos/atividades extracurriculares e integração do mesmo no currículo individual do aluno;

d) Constituição de uma assembleia de alunos, na qual os representantes de cada turma se encontrariam para dialogarem entre si e assim terem a possibilidade de resolver problemas relativos às turmas, cooperando com a associação de estudantes;

e) Melhoramento do funcionamento dos serviços da escola, nomeadamente, do refeitório, buffet e secretaria;


Explicitação dos pontos anteriormente referidos
Ponto a)
Atendendo ao ponto A - Direitos dos Alunos - ,  na alínea c) do Regulamento Interno da Escola, refere-se que todos os alunos têm direito às melhores condições a nível cívico e físico, considera-se imperativo a modernização das infra-estruturas sanitárias, de modo a que os alunos se sintam confortáveis na utilização das mesmas. De modo a contribuir para a saúde pública é da máxima urgência a requalificação destes espaços. De modo prático, sugere-se uma renovação dos urinóis, bem como do restante equipamento sanitário. Sugere-se, igualmente, a consolidação de um regime periódico de reposição de papel higiénico e de papel para as mãos.

Ponto b)
Considera-se que as provas de aferição internas são produtivas até ao ponto de não interferirem com o normal funcionamento das aulas e respetivas disciplinas. Com o que se tem registado em anos anteriores e, nomeadamente este ano, consideramos que ocorre uma má aplicação da realização das provas de aferição, pois uma vez que já possuímos elementos de avaliação (testes e trabalhos), não há necessidade de em duas semanas se aplicarem duas ou mais provas de aferição. Assim, considera-se que os testes de avaliação realizados na escola são suficientes para contribuírem para uma correta avaliação das capacidades dos alunos, não havendo uma necessidade teórico-prática de estes serem sujeitos a testes fora do seu âmbito corrente. Não há necessidade de que os alunos sejam sujeitos a uma acumulação de testes, provocada pela impossibilidade de realização dos testes normais nas referidas semanas. De igual modo, não há necessidade dos alunos perderem aulas, que mais tarde terão de ser repostas fora do horário curricular, o que prejudica os seus hábitos de estudo.

Ponto c)
Visto que há uma necessidade de estimular as capacidades dos alunos consideramos imperativo a entrega de um certificado qualitativo, referente à participação dos mesmos em projetos extracurriculares. Deste modo, estes certificados poderiam completar a formação individual dos alunos, estipulada no currículo individual dos mesmos e servir assim como uma demonstração da atividade dos alunos na escola.

Ponto d)
                De acordo com as problemáticas inerentes às várias turmas da instituição escolar, visa--se a formação de uma assembleia de alunos, baseada na tentativa de solucionar os problemas e melhorar a comunicação/relacionamento entre docentes e alunos. Após a eleição de representantes de cada turma, pretende-se constituir uma reunião destes com o objetivo de debater e tentar criar medidas para resolver problemas referentes às turmas. Estes problemas seriam debatidos após a prévia escolha e deliberação dos elementos de cada turma. Durante a assembleia, os representantes discutiriam a importância da resolução do problema, visando sempre a melhoria da condição do aluno. Caso se justificasse, os problemas e as propostas de resolução seriam apresentados a um elemento do órgão de gestão. Na capacidade atribuída ao elemento, este tentaria corresponder às propostas apresentadas pela assembleia dos alunos. Relativamente à ocorrência das reuniões prevê-se a existência de, pelo menos, duas reuniões por período sendo possível, claro, caso necessário, a ocorrência de reuniões extraordinárias.

Ponto e)
                De modo a contribuir para o bom funcionamento da instituição, considera-se urgente a resolução dos problemas relativos às filas apresentadas no período do almoço, quer no refeitório, quer no buffet. Assim, propõe-se a execução de um orçamento participativo, o qual poderia contribuir para a reposição de um funcionário extra, que ajudaria nas necessidades existentes, essencialmente ao nível do auxílio prestado aos alunos durante a hora do almoço.

Sem comentários: