quinta-feira, 29 de outubro de 2015

in: http://querosaber.sapo.pt/ciencia/porque-e-a-agua-essencial-para-a-existencia-de-vida

CIÊNCIA
Porque é a água essencial para a existência de vida?
CIÊNCIA
Já se sabia que um dos polos de Marte erelado. 
·         1 | 7
Os oceanos são uma parte importante da regulação da temperatura do planeta. Tiago Fioreze
·         2 | 7
A água existe em cada ser vivo, é 60% do corpo humano.
·         3 | 7
Mesmo em estado sólido é importante para preservar alguns seres vivos. John Bennett
·         4 | 7
De micróbios a plantas, todos usam água na sua composição.
·         5 | 7
·         6 | 7
Em Marte, as linhas escuras podem significar a existência de depósitos de sal.
·         7 | 7um dos polos de Marte era gelado. 

Um dos mais recentes anúncios que depositou esperança na possibilidade de encontrar vida noutros planetas, foi a revelação de que poderá existir água em estado líquido em Marte. Anteriormente considerado árido, o planeta tornou-se foco de discussão e investigação, e a água é uma das razões.
Porque desde que os cientistas começaram a investigar a origem dos seres vivos descobriram que foi através da água que conseguiram sobreviver, sobretudo em estado líquido. Composta por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio, essa origem deve-se ao facto de ser um solvente universal.
Ou seja, através da água, é possível existir uma "comunicação" entre as células e os restantes micro-organismos que as rodeiam. Como acontece com o corpo humano: os nutrientes entrem no corpo em estado sólido (os alimentos), e são dissolvidos em água para serem transportados pelas células.
A sua composição facilita ainda uma série de reações químicas que se mostram necessárias para a proliferação de vida.
Além disso, desempenha uma importante função na regulação de temperatura, seja no corpo humano, por exemplo, como no próprio planeta. No caso dos humanos, as toxinas do corpo são expelidas em forma de suor, líquido, regulando a nossa temperatura; no planeta, os oceanos são responsáveis por captarem muito do calor recebido pelo Sol, para que a temperatura se mantenha estável.
Os cientistas não estão só à procura de água em estado líquido nos outros planetas: parte da investigação tenta também procurar outros líquidos que sejam solventes universais e que permitam a propagação de vida. Dois deles são o amoníaco e o metano (que inclusivamente existe na lua de Saturno Titã).
E mesmo seres vivos que não precisem de água para sobreviver estão a ser procurados. No entanto, existe uma certeza: caso existam, na Terra ou noutro planeta, deverão ser muito diferentes do tipo de seres que hoje conhecemos. 
Imagens: NASA/Wikimedia Commons/Pixabay.


Sem comentários: