quinta-feira, 29 de outubro de 2015




in: http://querosaber.sapo.pt/ciencia/botao-de-snooze-vai-ajuda-lo-ou-nao-durante-o-dia
CIÊNCIA
Botão de "snooze": vai ajudá-lo ou não durante o dia?
CIÊNCIA
Ponha o alarme para a hora a que quer acordar, para que o corpo não se ressinta.


É quase obrigatório em qualquer alarme despertador: uma opção que automaticamente adie o alarme por mais dez minutos - ou botão snooze, como é mais conhecido. Mais cinco ou dez minutos de sono pode parecer melhor para que acorde revigorado e pronto para trabalhar, mas a verdade é que existem especialistas que afirmam que, o melhor, é mesmo não acarregar no botão.
porquê de dormirmos ainda não é certo para a maioria dos cientistas. Existem várias teorias, mas nenhuma delas parece ter sido aceite por toda a comunidade. No entanto, a importância do sono para que nos mantenhamos atentos durante o dia é inegável.
Como o nosso sono funciona por ciclos, interromper esse ciclo pode levar a que se sinta mais cansado durante o dia. Por norma, é na fase de sono REM, mais leve e com uma atividade cerebral mais rápida, que o nosso corpo começa a estar preparado para acordar. Ao terminar um ciclo, outro inicia. Se interrompemos o sono na fase mais profunda (antes da fase REM), assim que acordamos não estamos despertos o suficiente, estamos desatentos e sonolentos.
O que alguns especialistas afirmam é que, ao voltarmos a adormecer quando carregamos no botão, podemos estar a iniciar um novo ciclo de sono. Se for interrompido, as consequências podem ser o inverso do esperado.
Mesmo assim, adiar a hora de despertar uma vez não tem grande problema. Pode acontecer que o primeiro alarme tenha tocado quando ainda estava na fase profunda do sono. Se sim, adiar o despertar por dez minutos, por exemplo, pode ser o suficiente para que o corpo passe para uma fase mais leve, e que desperte melhor.
Mas é uma incógnita; quando acordamos, nunca sabemos em que fase do sono estávamos. Daí que o aconselhado seja não arriscar.
Quem sabe não dependa do seu cansaço... Se estiver mesmo muito cansado, talvez dez minutos seja mesmo o que precisa para despertar.  
Imagens: Pixabay.


Sem comentários: