quinta-feira, 15 de outubro de 2015



in: http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/8166-teste-preve-risco-cardiovascular-em-adolescentes

Teste prevê risco cardiovascular em adolescentes

Um novo teste desenvolvido por investigadores do Hospital Pediátrico da Universidade da Virgínia permite prever o risco de doenças cardiovasculares nos adolescentes. Esta técnica baseia-se no facto de estas patologias terem fatores de risco que as permitem prever com grande certeza: ressão arterial e colesterol elevados, obesidade, sedentariedade, diabetes, dietas inadequadas e tabaco. O único que é impossível de ser alterado é a predisposição genética.
O novo teste, divulgado pelo “Alert”, baseia-se numa avaliação da síndrome metabólica, um conjunto de condições que incluem aumento da pressão arterial, níveis de açúcar elevados no sangue, excesso de gordura corporal em torno do abdómen e da cintura, e níveis de colesterol anormais que, em conjunto, aumentam o risco da doença cardiovascular.
Para desenvolverem o teste, os investigadores analisaram os resultados da severidade da síndrome metabólica em crianças, na década de 1970, tendo, para tal, avaliado o índice de massa corporal (IMC), pressão arterial sistólica, triglicéridos, colesterol HDL e glicemia de jejum. Os participantes foram acompanhados até 2014.

Os investigadores verificaram que existia uma forte correlação entre a severidade da síndrome metabólica em criança e o desenvolvimento futuro de doença cardiovascular e diabetes. Os testes de diagnóstico anteriores davam apenas uma resposta positiva ou negativa relativamente à síndrome metabólica. Contudo, este novo teste é capaz de criar uma escala, fornecendo o grau exato de risco.

Sem comentários: