segunda-feira, 23 de novembro de 2015


in: http://querosaber.sapo.pt/ambiente/se-a-temperatura-global-subir-4c-como-serao-afetadas-as-cidades

Se a temperatura global subir 4ºC, como serão afetadas as cidades?

Se a temperatura global subir 4ºC, como serão afetadas as cidades?

Não é novidade que as alterações climáticas vão gerar severas consequências para as cidades costeiras - o aumento do nível médio das águas do mar há muito que preocupa os especialistas. Um novo relatório, no entanto, veio mostrar como um aumento da temperatura global em 4ºC pode desalojar até 600 milhões de pessoas. 
O relatório, desenvolvido pela Climate Central, afirma ainda que se conseguirmos limitar o aumento da temperatura em 2ºC, serão 280 milhões pessoas as afetadas.
Este aumento de temperatura deve-se maioritariamente à emissão de gases de efeito de estufa, e são essas emissões que devem reduzidas. Se bem que o estudo não foi revisto por especialistas antes de ser publicado (mas vários já analisaram e concluíram que estava bem construído), a Climate Central achou que seria importante que os dados fossem revelados antes da cimeira para o ambiente COP21, que vai acontecer em Paris em dezembro.
Tanto que revelou projeções de como algumas das principais cidades mundiais podem ficar se se confirmar o aumento de 4ºC, e como ficariam com um aumento de apenas 2ºC.
  
  
  
  
  
  
  
As imagens foram desenvolvidas por  Nickolay Lamm, tendo em conta os dados analisados pela Climate Central.
Para a organização, o ritmo de poluição em que nos encontramos vai levar a que, dentro de algumas centenas de anos, esse será o cenário testemunhado. No entanto, caso se consiga fazer os esforços necessários para limitar o aumento da temperatura, as consequências podem ser minimizadas.
A principal razão é o aumento da temperatura da água, que faz com que os territórios gelados comecem a derreter. Menos peso nos polos faz com que também os continentes "afundem", potencializando as inundações.
No caso de se confirmar o pior cenário, 75% do território asiático vai acabar por se tornar inabitável. A Chinaserá um dos países mais afetados, já que a maioria das suas grandes cidades encontram-se próximas da costa.
Além dos dados e das imagens publicadas, foi divulgado um mapa interativo onde é possível comparar as consequências em todo o mundo da alteração da temperatura global. 
Imagens: Climate Central.

Sem comentários: