segunda-feira, 23 de novembro de 2015


in: http://querosaber.sapo.pt/tecnologia/se-sair-do-facebook-sera-mais-feliz

TECNOLOGIA

Se sair do Facebook, será mais feliz?

TECNOLOGIA


  • 3 | 7
    Na barra de baixo, vê-se que as pessoas ficaram mais concentradas.
    s usavam o Facebook como parte da sua rotina.
  • 7 | 7
    Atualmente social tem cerca de mil milhões de utilizadores.
 
A claro, os que deixaram de usar Facebook tinham um vida social mais ativa.
Na barra de baixo, vê-se que as pessoas ficaram mais concentradas.
Stine Chen: "Preocupava-me que o Facebook pudesse tornar-se um hábito."
Já imaginou passar uma semana sem visitar o Facebook? De acordo com um estudo desenvolvido pela Happiness Research Institute, em Copenhaga, na Dinamarca, as pessoas que o fazem sentem-se mais felizes e menos ansiosas. 
estudo foi realizado com a cooperação de 1.095 voluntários, entre os 16 e os 76 anos, que usavam o Facebook diariamente. Antes da experiência, tiveram de avaliar a sua satisfação com a sua vida social, se estavam ou não felizes, e como se concentravam.
Os voluntários foram divididos em dois grupos: um deixou de usar o Facebook, enquanto o outro grupo continuavam. Uma semana depois chegavam os primeiros resultados: 88% daqueles que deixaram o Facebook sentiam-se mais felizes, comparados com os 81% que mantinham presença na rede social.
"O feed constante de boas notícias que vemos no Facebook só representa 10% das coisas que acontecem ao resto das pessoas" afirma Meik Wiking, da Happiness Research Institute. Para Wiking, estas boas notícias trazem-nos um a perceção diferente da realidade.  
Aqueles que não usaram a rede social ao longo da semana afirmaram também estar menos sozinhos, concentravam-se melhor e estavam mais satisfeitos com a sua vida social.
"Depois de alguns dias, notei que estava a terminar a minha lista de tarefas mais depressa, porque fui mais produtiva. Também me senti mais calma por não estar sempre a ser confrontada com o Facebook" disse Stine Chen, uma das participantes.
O estudo surge numa altura em que a administração anunciou que o número de utilizadores ativos mensais ultrapassou os mil milhões, e que uma nova nova aplicação de notícias será lançada. Mas a verdade é que concluiu que 39% do público que usa o Facebook tem tendência para se sentir menos feliz do que os seus amigos.
Para o Happiness Research Institute (dedicado a informar sobre o grau de satisfação das pessoas e como isso nos afeta), isto acontece porque nos "concentramos mais naquilo que os outros têm", mais do que o que precisamos. Wiking gostava de poder voltar a fazer a experiência, desta vez durante um ano. "Temos de ver quantos voluntários é que íamos conseguir angariar..."
Imagens: Happiness Research Institute.

Sem comentários: