terça-feira, 5 de janeiro de 2016


Temos mais um texto do Vosso colega

porque vegan?

O veganismo não é uma dieta, não é algo que se faz em virtude de um bom corpo. este estilo de
vida é a própria virtude, é ligada a uma consciencialização do mundo e a uma espiritualização
do «eu». Um novo saber sobre o comercio das peles, touradas, pecuária, maus tratos animais
e o impacto ecológico e social não faz muitos mudarem o seu caminho, não é uma crença
associada a um desejo de mudança. Na minha opinião, o veganismo é um sob-produto
de uma espiritualização. Esta adoção de maneira de viver começa sem o conhecimento das injustiças
que um estilo de vida «comum»- comum por agora- traz. Quando se olha para um material como um
bife, esse bife tem uma história, de existência, tem uma energia cósmica tal como a nossa, e tal como
 nós é um ciclo ainda por fechar. Da terra para o corpo e do corpo para a terra.
Tal como a comida, tudo é energia, tanto os fenómenos físicos, acontecimentos ou ação humana.
É por isso que o vegan não faz a sua luta apenas à mesa, ele faz a diferença por existir. Todo dotado
 de uma consciência associada a si não só é energia fisica e metafisica, mas também é capaz de
 produzir energias -numa gíria popular boas ou más vibrações. Vamos ver o exemplo de um animal,
que foi instrumentalizado para beneficio humano. Um porco é usado para produzir carne. O porco ao
 morrer, sofre em prol do humano, esta ação corrompe o ser, tranformando-o em energia negativa.
também podemos pegar numa perspectiva menos espiritual, infirmando que o porco tem o seu
direito fundamental de viver e nós priva-mo-lo, ou pela regra de ouro do confucionismo «o que
não queres que te façam a ti não faças aos outros».
Quando reflectimos sobre esta ideia abstrata, ficamos grávidos de duvidas.
Eu gostava que me forçassem uma faca na garganta? Eu gostava que a minha vida fosse um meio para
 o fim de outro ser humano? Não será que podíamos produzir comida sem produzir sofrimento? Não
será que podíamos respeitar o outro como nos respeitam a nós? Será que eu quero o isto para mim?
 De onde veio este frango? Qual é a história do meu almoço?
Quando nos respondemos ás duvidas com factos do mundo, parimos a ideia do veganismo.
Aqui entra a pergunta, o «porque vegan?»
A filosofia aplica-se aqui, esta forma de viver é a forma de evitar o sofrimento e a emanação de
 energia negativa. Ser vegan, é querer fazer o menos mal possível a tudo e a todos, ao meio-ambiente,
 à humanidade, à saude, aos animais e ao universo (no plano metafisico).
O veganismo não muda o mundo se não for aplicado a quem pode aplicar, e tu podes aplicar,
TU PODES MUDAR O MUNDO.

-Yoan Morgado

Sem comentários: