terça-feira, 9 de maio de 2017

in: http://www.fulbright.pt/articles/category/ensino-secundario

Estudar nos EUA

Ensino Secundário

No sistema de educação norte-americano o ensino secundário é conhecido como High School e, embora haja variações de escola para escola, tem geralmente início no 9º ano e tem a duração de 4 anos, terminando no 12º ano de escolaridade. O conteúdo dos programas não é especializado mas o estudante pode optar por vários níveis – geral, vocacional ou académico avançado – permitindo a todos o prosseguimento para o ensino superior.

Informações básicas

Nos EUA, existem dois níveis de ensino, básico e secundário, e vários tipos de escolas.

Anos Escolares

De forma geral, ao nível básico as escolas são denominadas de elementary ou primary schools e ao nível secundário de secondary ou high schools. Existem ainda em alguns Distritos Escolares escolas intermédias denominadas de Middle Schools, que administram programas de estudo do 5º ao 8º ano. O 9º ano é sempre considerado como fazendo parte do ensino secundário.


Há portanto vários percursos possíveis, sendo que todos totalizam 12 anos de estudos e todos permitem o acesso ao ensino superior.

Admissão
No caso das escolas privadas, o processo deve ser iniciado com pelo menos um ano de antecedência. Nas escolas públicas é habitual a inscrição ser feita poucas semanas antes do início das aulas. 


Habitualmente são necessários os seguintes documentos:

  • Registos médicos – os estudantes deverão levar consigo o Boletim de Vacinas e também uma declaração do Pediatra ou Médico de Família, explicando qual o estado de saúde do estudante. Caso o estudante padeça de alguma doença crónica ou tenha algum problema de saúde que exija cuidados especiais, isso deve ser explicado com detalhe na referida declaração.
  • Certificados dos estudos já completados – documentos originais dos últimos dois ou três anos completados e respectivas traduções para inglês.
  • Certidão de nascimento – os estudantes devem levar uma certidão de nascimento e a respectiva tradução para inglês.
  • Comprovativo de conhecimentos de Inglês –pode ser exigido ao estudante que faça um teste de inglês.
  • Outros documentos – algumas escolas privadas, mais selectivas, podem exigir outros documentos, como por exemplo cartas de recomendação ou textos escritos pelo estudante.

Conteúdos curriculares

Durante o ensino secundário o nível de dificuldade, mais ou menos avançado, de cada disciplina é escolhido pelo estudante de acordo com as suas capacidades e limitações. É assim possível a um estudante frequentar disciplinas de um mesmo ano escolar em níveis de dificuldade diferenciados.


Nível Vocacional
Muitos estudantes que não pretendem prosseguir estudos a nível superior optam por disciplinas práticas e técnicas, tais como dactilografia, informática, contabilidade, mecânica automóvel, robótica, etc. Este tipo de estudos são designados de vocational studies.



Nível Avançado
Algumas escolas secundárias oferecem a possibilidade aos estudantes do 12º ano de frequentarem algumas disciplinas ao nível universitário, o que lhes pode conceder créditos e/ou colocação avançada na universidade. Estas disciplinas são denominadas de Advanced Placement (AP).



Obtenção de créditos universitários durante o ensino secundário
Uma das formas de obter créditos a nível universitário é através da realização de exames do College Level Examination Program (CLEP) durante a frequência do ensino secundário. As universidades habitualmente dão aos estudantes que fazem estes exames o mesmo número de créditos que dão aos estudantes da universidade que frequentam essas disciplinas com aproveitamento.

Avaliação

A avaliação é contínua em todos os anos escolares. O sistema de avaliação pode ser de A (excelente) a F (sem aproveitamento) ou percentual (de 1 a 100). A média final de um ano lectivo é habitualmente designada de GPA (Grade Point Average) e é uma nota de 1 a 4, sendo 4 a mais elevada.
Em alguns Estados no 12º ano os estudantes têm que realizar exames a nível estadual (Regents Exams), que não são exames de acesso ao ensino superior, mas sim exames de conclusão do ensino secundário.

Escolas

Nos Estados Unidos da América o sistema educativo não é da competência de nenhum órgão de poder federal mas sim dos Departamentos de Educação de cada Estado, razão pela qual não existe um curriculum nacional uniforme nos programas de estudo.

Escolas Públicas

Ao Departamento de Educação de cada Estado compete definir e implementar as políticas de educação do Estado e supervisionar a actividade dos Distritos Escolares. Estes têm autonomia para escolher o tipo de organização, ou seja, a divisão dos anos escolares pelos vários tipos de escola, o que resulta no facto de num mesmo Estado poderem existir diferenças no tipo de programas de estudo, no que se refere à sua duração e denominação e ao tipo de escola que os administra. As escolas públicas são mistas e gratuitas para os residentes do Estado.

Escolas Privadas

Estas escolas são reconhecidas pelo Departamento de Educação do Estado e administram programas de estudo com conteúdos curriculares semelhantes aos das escolas públicas.
Algumas destas escolas estão afiliadas com uma confissão religiosa, podendo haver por isso uma ênfase especial na instrução religiosa. Existem ainda os internatos Boarding Schools, escolas vocacionadas para uma área de estudo específica, como as Magnet Schools ou as Charter Schools.

Pesquisa de escolas

Em baixo, estão indicados dois motores de busca que permitem procurar escolas, públicas ou privadas, do ensino básico ou secundário, por nome, estado, cidade ou código postal, entre outros critérios.

Refere-se igualmente o link para a página do U.S. Immigration and Customs Enforcement que lista as escolas aprovadas pelo SEVIS para receber estudantes internacionais. O resultado da pesquisa inclui não só o nome das escolas e anos escolares que administram, mas também os contactos de cada escola e a informação estatística sobre os respectivos estudantes.

Sem comentários: