terça-feira, 9 de maio de 2017

in: https://medium.com/@barbaramello/educa%C3%A7%C3%A3o-na-su%C3%A9cia-um-sistema-educacional-moderno-e-exemplar-60159ac32010

Sep 27, 2016
Educação na Suécia: Um sistema educacional moderno e exemplar

A Suécia é um dos países que mais investem em educação no mundo. Uma reforma educacional intensa nas últimas décadas passou a assegurar os direitos básicos aos estudantes. O garantia de todos os cidadãos em receber uma educação uniforme, independente do sexo, grupos étnicos ou classes sociais é um dos princípios fundamentais do sistema educacional sueco. Há ainda uma grande integração entre ensino regular e ensino especial, o que gera uma cooperação mútua, concedendo aos deficientes os mesmos recursos disponibilizados a outros estudantes.
Os motivos para o sucesso do ensino desenvolvido por essas instituições podem ser justificadas na escolha cuidadosa dos educadores. Algumas características como, amplo conhecimento acerca da matéria, oferecer ao aluno a responsabilidade por seus estudos, colaborar com outros professores e ter uma perspectiva avolumada para ensinar são definidas como os atributos de um bom educador.
Estrutura e características
As escolas são de graça e aos estudantes também são oferecidos outros benefícios gratuitos como material escolar, refeição nas instituições e transporte. As escolas possuem modelos e regras diferenciadas. Há algumas, por exemplo, que são voltadas para alunos que têm pais trabalhando no exterior ou pais vindos do exterior trabalhando na Suécia. Outras têm a peculiaridade de não aceitar professores ou alunos de qualquer nacionalidade que não a dos países europeus.
O sistema educacional sueco se baseia na autonomia. É normal perceber nas escolas a presença de oficinas e cozinhas que permitem que os alunos, a partir dos treze anos, exercitem a capacidade de consertar aparelhos domésticos e também preparar alguns pratos na cozinha, além de aulas de corte e costura. Outro detalhe importante é que, tanto meninas como meninos participam desse tipo de aula.
Compartilhamento de responsabilidades
Pais e autoridades públicas dividem responsabilidades em relação às crianças. O sistema educacional do país declara que a escola é responsável pela aprendizagem dos estudantes e não a família, que se encarrega apenas da criação. Na prática, o governo e o parlamento delimitam os objetivos nacionais, e cabe às autoridades administrativas nacionais e locais o compromisso com as diferentes instituições, além da função de certificar a realização de atividades que orientem a conquista desses objetivos.
Sistema educacional
As escolas suecas podem parecer diferentes para quem vive em outros países. Entre os anos de 1991 e 2006 o número de instituições privadas cresceu bastante no país. Porém, ainda que sejam particulares essas escolas são totalmente gratuitas, sendo financiadas e abertas ao controle do Estado.
Essa expansão deve-se ao incentivo por parte do governo, compreendendo que as escolas independentes têm chances de conceder melhores atendimentos as diferentes peculiaridades e anseios da comunidade, permitindo também a livre escolha dos alunos que, por meio de um vaucher têm o direito de decidir onde desejam estudar. De acordo com esse sistema, as escolas têm a tarefa de atrair um número mínimo de alunos, caso contrário podem ser fechadas. Dessa maneira, há uma maior competitividade e qualidade entre as escolas.
O resultado das transformações altamente profissionalizadas concretizadas, não apenas pela Suécia como também por todos os países escandinavos, foi a construção de uma nova identidade para os sistemas de cuidados à criança e a educação infantil, sustentados nos novos modelos de maternidade e da relação família-Estado-sociedade.
É possível concluir que as razões para o grande sucesso do sistema educacional sueco estão basicamente atribuídas ao alto investimento na educação, além da responsabilidade que as instituições têm pela educação dos alunos. O trabalho de monitorização e avaliação das atividades educacionais, bem como o desenvolvimento de todo o sistema educativo mostra como é possível desenvolver ótimos planos de ensino que assegurem os direitos básicos dos estudantes, além de uma ótima formação educacional.
Go to the profile of Barbara Mello


Sem comentários: