Guia do Utilizador

Biblioteca Digital

Todos os leitores com um endereço no domínio @esla.edu.pt poderão ter acesso - mediante solicitação escrita - aos documentos digitais por um período de quinze dias, que será renovado a pedido dos mesmos. O contacto preferencial para essa solicitação é biblioteca@esla.edu.pt


Biblioteca Física

A biblioteca da ESLA dispõe de quase sete mil documentos, entre fundo documental livro editado, DVD, CD e dossiês temáticos.

É possível consultar presencialmente os documentos em estante. A sua lotação encontra-se reduzida a 1/3 do habitual. Portanto, podem utilizar a biblioteca 12 pessoas simultaneamente. As mesas e as cadeiras são desinfetadas após a sua utilização.

O acesso às estantes é livre. No entanto, por motivos da pandemia que nos assola, está condicionado até ao levantamento das medidas restritivas.

Sugerimos a consulta do catálogo on-line para determinar o título que se pretende. Mediante acompanhamento, a assistente da biblioteca também poderá acompanhar os utilizadores até às estantes, cumpridas as medidas de segurança, para a escolha de qualquer outro título.

A coleção está organizada pelo sistema CDU (Classificação Decimal Universal), auxiliado por um sistema de cores. Além disso, nas estantes, dispomos também de auxílio do sistema ColorAdd, para quem possua  discromatopsia ou discromopsia (daltonismo). 

Até isso suceder, encontram-se em destaque algumas sugestões de leitura.

É possível efetuar-se requisição domiciliária. Cada utilizador poderá requisitar para consulta domiciliária até um máximo de quatro títulos. Os títulos são disponibilizados durante quinze dias, podendo ser renovados presencialmente ou por correio eletrónico (preferencial). Apenas será recusada a renovação caso haja reserva prévia desse título por outro utilizador. Não há limite de renovações.

Também é possível requisitar o espaço da biblioteca para utilização de grupo ou de aula, muito embora se encontre suspensa esta possibilidade até ao levantamento das medidas de combate à pandemia.

Neste espaço, também têm lugar ocasionalmente formações de vária índole para turmas, sob requisição docente.


Sala de computadores

O acesso à sala é feito mediante requisição. O meio preferencial é o correio eletrónico (cuja confirmação é necessária para que se torne efetiva). Agradece-se a marcação com uma antecedência de 48h, para melhor organização logística.

Terão prioridade as requisições para aula. No entanto, cada aluno poderá requisitar um computador para trabalhar.


Sem comentários: